Deserto mais árido do mundo, o Atacama, irá florescer em breve!

Grande parte da província de Huasco e áreas próximas da costa em Copiapó e Chañaral serão cenários de florescimento de flores, em uma boa faixa do deserto do Atacama. Saiba aqui quando isto ocorrerá.

Atacama; Deserto florido
Neste inverno, as chuvas e nevascas se espalharam até o norte no Chile, com volumes consideráveis nas regiões do Atacama e Antofagasta. Isto permitirá um cenário de flores no deserto mais árido do planeta.

"Sim, é certo. Este ano haverá um deserto florido", afirma Roberto Contreras Díaz, agrônomo e pesquisador da Universidade do Atacama. Isto é possível após os dois eventos de chuva que ocorreram sobre o Norte Chico em julho, tendo deixado, inclusive, mais de 50 milímetros de água em alguns setores.

O maravilhoso fenômeno do deserto florido não é muito comum; o mais recente aconteceu em 2017. Isto pode ocorrer em anos que são chuvosos, levando em consideração os parâmetros da área (mais de 15 milímetros) e as condições adequadas de temperatura.

"Esperamos que floresça desde Totoral (a 100 quilômetros ao sul de Copiapó, junto ao Parque Nacional Llanos de Challe) até o sul da região, e também em setores mais ao norte, como nos arredores de Caldera", diz o especialista.

Dependendo das espécies que florescerem, o manto de flores sobre o deserto mais árido do mundo poderá prolongar-se por mais de um mês.

Desde 2017 não existia uma área de floração tão extensa no Atacama, embora não se compare com o que aconteceu em 2015, quando houve um cenário esplêndido devido às chuvas intensas que afetaram a região naquele ano.

Quando o deserto ficará florido?

O fenômeno do deserto florido acontecerá em uma boa parte de Huasco e de Copiapó, e nas áreas mais costeiras de Chañaral. E isto será em meados de agosto e durante todo o mês de setembro.

E por quanto tempo perdurará? "É relativo, já que há espécies que perduram mais do que outras. Em média, o deserto florido pode prolongar-se por aproximadamente pouco mais de um mês", informa Roberto Contreras.

Deserto florido
A permanência das flores dependerá dos fatores meteorológicos que afetarem as áreas. Temperatura e umidade são os parâmetros-chave para determinar essa duração no deserto.

A permanência das flores pode variar, por exemplo, com a temperatura. Se estiver muito calor, o período pode ser mais curto. Mas, se tiver nebulosidade (ou uma neblina costeira que ocorre no litoral do Oceano Pacífico na região tropical árida da América do Sul) durante vários dias, esta situação pode mudar e prolongar o período florido até outubro.

Quais espécies podem ser vistas? "Patas de Guanaco, Añañuca, Ajillo, Calandrinia, entre outras. Além disso, os arbustos perenes comuns brotarão com mais folhas, isto é, serão mais abundantes. Haverá uma grande diversidade de vegetação, pois muita água caiu", explica o agrônomo.

Deserto florido
Haverá uma vasta gama de cores sobre o deserto, já que mais de uma centena de espécies podem germinar, graças às chuvas abundantes que caíram no norte do Chile neste inverno.

Segundo a Corporação Nacional Florestal do Chile (CONAF), cerca de 200 espécies podem germinar sob estas condições de umidade no deserto do Atacama, principalmente na área costeira.