Depressões Elsa e Fabien: caos sobre Península Ibérica

A depressão Elsa deixou um rastro de destruição na Península Ibérica ontem, especialmente no setor Noroeste. Ainda sem tempo recuperar o fôlego, a depressão Fabien avança, prometendo efeitos semelhantes ao seu antecessor.

Elsa trouxe vento forte, chuva e agitação marítima severa para Península Ibérica. Créditos: Record Europa/Lusa

Postes dobrados, árvores derrubadas e alagamentos: foi assim que grande parte das cidades de Portugal amanheceu nesta sexta. A depressão Elsa, um ciclone extratropical nomeado na Segunda (16) pelo Insituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), já vinha influenciando o tempo do país desde Quarta (18). A Marinha de Portugal emitiu um alerta de estado do mar severo, informando que as ondas poderiam chegar a 11 metros.

Com a aproximação dos sistema de baixa pressão na Quinta (19), Portugal continental sofreu os efeitos de ventos que foram superiores a 75 km/h. Segundo dados da Proteção Civil, 5400 ocorrências foram registradas, sobretudo inundações, quedas de árvores e estrutura. Os danos nas redes elétricas fizeram províncias inteiras ficarem sem luz. Dezenas de pessoas ficaram temporariamente sem habitação em algumas regiões do país. Duas pessoas morreram em e um está desaparecida em Portugal.

O Oeste e Norte da Espanha também sentiram os efeitos de Elsa. A Agência Espanhola de Meterologia (AEMET), colocou toda região da Galícia em alerta vermelho de vento, chuvas e agitação marítima. Duas mortes foram registradas, uma na Galícia e outra em Astúrias.

Os últimos boletins informativos da AEMET e do IPMA mostram que Elsa se deslocou para nordeste e se encontra à leste das Ilhas Britânicas. A depressão agora afeta o Oeste da Irlanda e é previsto que cause mal tempo em parte do Reino Unido. O fluxo de umidade promovido pela circulação deste depressão ainda é responsável por um grande volume de chuva na Espanha e Norte de Portugal. Fortes rajadas de vento (80 - 100 km/h) eram esperados hoje no sul da península e área mediterrânea.

A chegada de Fabien

Após a passagem de Elsa, entre sábado e domingo, uma nova depressão nomeada de Fabien trará mais vento, chuva, e agitação marítima para a Peninsula Ibérica. Os ventos superarão 100 km/h, podendo alcançar 140 km/h no litoral norte da Galícia. Ainda no Noroeste da Espanha, as ondas provocadas pela tempestade pode alcançar 9 m.

Para sábado o IPMA colocou avisos de nível amarelo para o vento e agitação marítima na maior parte do litoral de Portugal. Algumas localidades já estão com alerta laranja, o segundo mais grave da escala. Fabien deve afetar principalmente a região norte da Península Ibérica. AEMET e o IPMA prevêm uma melhora gradual do tempo a partir de Domingo de tarde (22).