Como é possível? Peixe nativo da Amazônia é encontrado em pequeno lago da Irlanda!

O mistério do peixe amazônico que foi encontrado em um pequeno lago da Irlanda, há mais de 8 mil quilômetros de distância. Instituto irlandês detalhou esta descoberta!

Peixe Pacu
O peixe amazônico, Pacu, foi encontrado pelo empresário Steve Clinch, na Irlanda. Foto: Clinch

Será possível um peixe nativo da Amazônia chegar até um lago no interior da Irlanda? Autoridades e cientistas estão intrigados após a descoberta de um peixe Pacu, nativo da Amazônia, em um lago da Irlanda recentemente.

O peixe de aproximadamente 2 quilos foi encontrado pelo empresário Steve Clinch, pescador veterano e dono de uma pousada de pesca da região. Clinch explicou que o peixe não foi capturado por ele, mas encontrado já sem vida às margens do lago.

Parece que ele foi colocado vivo e, posteriormente, morreu. Eu simplesmente o retirei e relatei às autoridades locais, que o levaram para inspeção, considerando ser uma espécie não nativa da região, afirmou Clinch.

O lago em questão é definitivamente pequeno! O Lago Garadice fica no interior da Irlanda, a 140 quilômetros da capital Dublin e possui cerca de 4 quilômetros quadrados. É conhecido por sua beleza cênica e atividades recreativas como pesca e passeios de barco. Os peixes de água doce comuns na região são de pequeno e médio porte como as espécies, Truta-marrom, Lucio Roquete e Perca.

O Island Fisheries Ireland, instituto irlandês responsável pela proteção, gestão e conservação dos recursos de água doce e de pesca na Irlanda, iniciou uma investigação. Segundo o Instituto, o peixe está refrigerado em um laboratório para análise dos restos mortais.

O mistério do peixe amazonense na Irlanda

Além disso, o instituto enfatizou que apenas um exemplar morto do peixe Pacu foi encontrado no lado, e não uma população da espécie. Clinch relatou que o encontro de espécies não nativas acontece de vez em quando, mas está aumentando.

Segundo a assessoria de imprensa do instituto, ainda não há detalhes definitivos sobre a origem do peixe e como chegou ao lago Garadice, mas pode ter sido libertado de um tanque particular de peixes.

O instituto explicou que o peixe é vegetariano e consome plantas, nozes e plantas aquáticas pela boca grande.

No país, a criação de peixes não nativos é regulamentada por leis e regulamentos específicos. Embora não haja uma proibição absoluta da criação de peixes não nativos, as autoridades irlandesas adotam medidas consideradas exóticas, a fim de proteger os ecossistemas aquáticos e a biodiversidade local.

Peixes não nativos podem competir com as espécies nativas por recursos como alimentos, espaço e abrigo. Isso pode levar à redução das populações de espécies nativas e à alteração das cadeias alimentares.

No Brasil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é o órgão responsável por regular e emitir autorizações para a exportação de espécies nativas de peixes. Os interessados devem atender aos requisitos estabelecidos pela Portaria nº 102 de 2022, do Ibama, que regula a exportação e importação de peixes de águas continentais, marinhas e estuarinas, com finalidade ornamental e de aquariofilia.

Referência da notícia

The Irish Independent. Angler’s shock after discovering South American fish in County Leitrim lake.