Comércio do Canal do Panamá caiu 32% nos últimos dois meses devido a escassez de chuvas!

Será que o Canal do Panamá vai conseguir se recuperar? Uma das maiores hidrovias do mundo está enfrentando uma seca severa desde outubro de 2023.

Panamá
Canal do Panamá está enfrentando diversos prejuízos devido a escassez hídrica que afeta a região desde outubro. Foto: ENR.

Noticiamos recentemente que a hidrovia mais famosa das Américas está secando: o Canal do Panamá. O comércio pelo Canal de Suez caiu 50% e o pelo Canal do Panamá diminuiu 32% em janeiro e fevereiro, ante o mesmo período do ano passado. A informação é do Fundo Monetário Internacional (FMI), que disse que as perturbações estão afetando cadeias de suprimento e distorcendo indicadores macroeconômicos.

Ao contrário do Canal de Suez, o Canal do Panamá é alimentado por um lago de água doce, o Lago Gatún, e seu nível de água está caindo rapidamente. Isto porque o canal depende de água da chuva para manter seu nível elevado, e atualmente está escassa.

O atalho entre o Oceano Atlântico e Oceano Pacífico

O mês de outubro foi o mais seco desde que os registros começaram. A região do canal registrou 41% menos chuvas do que o normal, e a seca ameaça prejudicar cerca de 270 bilhões de dólares em carga que flui anualmente através do atalho entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico.

Panamá
Localização geográfica do Canal do Panamá. Foto: Google/Rahman.

Foi necessário introduzir medidas de poupança de água, o que significou que menos navios podem passar pelo canal todos os dias. Isso ocorre porque a água do lago é necessária para operar as eclusas do canal. Além disso, o número de navios foi reduzido de uma média de 36 para 24, e cada embarcação também foi obrigada a transportar menos carga devido a restrições de peso.

Em cenários normais, cerca de 5% do comércio marítimo global utiliza o atalho Atlântico-Pacífico e 40% do tráfego de embarcações que transportam contêineres dos Estados Unidos. Se a rota ficar seca, os transportadores serão forçados a encontrar alternativas e com isso prolongará o tempo de viagem e aumentando os custos.

E a falta d’água não é um problema apenas do comércio global. A Autoridade do Canal do Panamá também fornece água potável para metade da população do país, incluindo os moradores da capital.

A diretora de sustentabilidade do Canal do Panamá, Ilya Espino de Marotta, diz que a equipe está trabalhando para encontrar soluções para garantir o funcionamento do canal. Ela completa: “Não queremos que este seja um problema recorrente e também não queremos diminuir o trânsito ou a tonelagem.” Marotta também considera a construção de reservatórios, o seu primeiro grande projeto desde que concluiu o novo conjunto de eclusas em 2016.

O Canal do Panamá vai conseguir se recuperar?

O Canal do Panamá funciona através do trânsito de barcos através de uma série de eclusas acima do nível do mar alimentadas pelo Lago Gatún e pelo Lago Alajuela. Cada navio que passa pelas eclusas utiliza cerca de 50 milhões de galões de água, e algumas novas eclusas construídas em 2016 economizam 60% desta água.

Outra possibilidade é poupar mais água nos meses chuvosos e aumentar o abastecimento em épocas mais secas através da represa do Rio Índio e canalização da água doce para o Lago Gatún, o principal reservatório do canal. O plano aumentaria o tráfego de navios de 12 a 15 por dia.

As autoridades do canal afirmam que é necessário encontrar uma solução para que o comércio global, que se tornou mais instável este ano, não se torne ainda mais instável. Os volumes de comércio por meio do Canal do Panamá caíram 49% em comparação com o seu pico.

Se as chuvas chegarem em maio como esperado, o canal planeja aumentar o número de navios que podem passar pelas suas eclusas, mas isto é apenas uma solução de curto prazo. Tal mudança dos padrões de precipitação serve como um lembrete do grande impacto que as alterações climáticas podem ter no comércio local a longo prazo.

Precipitação
Anomalia média de precipitação para o trimestre Abril-Maio-Junho na região do Canal do Panamá (círculo vermelho). Fonte: ECMWF.

Segundo o modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, a anomalia média de precipitação tende a ser positiva no trimestre de Abril-Maio-Junho, ou seja, são esperadas chuvas levemente acima da média na região do Canal do Panamá. Os modelos climáticos podem se alterar ao longo dos próximos dias, mas de qualquer forma eles servem como base para termos uma tendência do que irá acontecer.