Colisão de estrelas de nêutrons resulta em uma explosão incrível!

Quando duas estrelas de nêutrons se encontram, a colisão delas libera uma grande quantidade de energia e o produto final é um buraco negro. Pesquisadores encontraram uma explosão que parece muito perfeita para o que é esperado.

estrelas neutrinos
Pesquisadores encontram evidência de uma explosão incrível entre duas estrelas de nêutrons. Essa explosão gerou uma esfera perfeitamente simétrica.

Estrelas de nêutrons são os objetos que nascem após morte de estrelas que não possuem massa o suficiente para virar um buraco negro. Estrelas de nêutrons estão na mesma classe dos buracos negros, os chamados objetos compactos.

Assim como os buracos negros, as estrelas de nêutrons são extremamente densas e conseguem distorcer o espaço-tempo o suficiente para causar um estrago, como distorcer a trajetória da luz e criar disco de acreção ao seu redor.

Diferente dos buracos negros, na estrela de nêutrons a luz consegue escapar e nos dá informação do que acontece nesse ambiente.

Isso é importante quando ocorre colisão de estrelas de nêutrons e a luz que é emitida se torna essencial para entender o que acontece após essas colisões. Um artigo na Nature encontrou uma dessas colisões e a explosão que acontece após isso.

O que é uma kilonova?

Objetos compactos podem colidir e se fundir no Universo. Buracos negros são conhecidos por se fundirem formando buracos negros ainda maiores. Anãs brancas se fundem formando explosões que chamamos de supernova tipo I.

Kilonovas acontecem quando duas estrelas de nêutrons colidem e se fundem. Geralmente, resultado final é um buraco negro estelar.

As colisões de buracos negros e de anãs brancas possuem interessem cosmológico, portanto, é interessante voltar a atenção para as kilonovas. É possível que elas possam nos dar mais informação sobre a evolução do Universo e o ambiente em torno de objetos que causam curvatura do espaço-tempo extremas.

Kilonovas e a Importância para os Humanos

A frase que somos poeira de estrelas é verdade até um certo ponto. É fato que elementos que compõe nosso corpo podem ter sido criados no centro de estrelas. Mas as estrelas só conseguem formar elementos até um certo ponto: o ferro.

Esse é um limite físico já que a fusão de ferro não libera energia e não manteria a estrela no equilíbrio, a fazendo colapsar rapidamente.

Então como elementos mais pesados foram formados? A resposta pode estar nas kilonovas. Elementos mais pesados, como ouro e platina, são gerados quando uma kilonova ocorre.

Elementos mais pesados tem relevância para nós visto que boa parte dos condutores e equipamentos tecnológicos são feitos com eles. As kilonovas estão diretamente ligadas com a nossa vida.

Por que essa explosão chamou a atenção de astrônomos?

O grupo de pesquisadores da Universidade de Copenhage estavam estudando uma kilonova que ocorreu após duas estrelas de nêutrons se fundirem.

As estrelas orbitavam uma a outra numa velocidade de 100 vezes por segundo.

Devido a velocidade, era esperado que a explosão acontecesse em forma de um disco. Porém, ao observarem os dados da colisão, concluíram que a explosão foi perfeitamente esférica. Entender o que faz a explosão ser esférica levantou diversas questões entre os pesquisadores.

Duas propostas foram levantadas: a primeira de que primeiro é formada uma estrela de nêutrons supermassiva e depois colapsa em um buraco negro, a segunda de que a formação do buraco negro libera energia em todas direções, formando uma esfera perfeita.

Estudos mais detalhados serão feitos para entender essas explosões e como os elementos são formados nelas.