Planeta do tamanho da Terra encontrado na órbita de uma anã vermelha

Os astrônomos encontraram outro planeta do tamanho da Terra. Está a cerca de 31 anos-luz de distância e orbita na zona habitável de uma anã vermelha. Saiba mais aqui!

astronomia
Planetas semelhantes à Terra, em termos de massa, são difíceis de detectar, especialmente em torno de grandes estrelas.

A equipa que encontrou o referido planeta considera que provavelmente o mesmo estará sob tidal locking - fenômeno que se dá quando um objeto astronômico atinge um estado em que não ocorrem mudanças líquidas na sua taxa de rotação -, o que pode ser um problema em volta das estrelas anãs vermelhas. Contudo, a equipe que o encontrou está otimista quanto à sua potencial habitabilidade.

A possibilidade de encontrar planetas semelhantes à Terra aumenta a perspetiva de encontrar vida em outro lugar. Porém, estes são difíceis de detectar. Dos cerca de 5200 exoplanetas que conhecemos, apenas uma minúscula minoria pode ser descrita como sendo semelhante à Terra. A NASA chama-lhes planetas terrestres, e variam entre metade da massa da Terra e o dobro da massa da Terra. Esta designação refere-se apenas ao seu tamanho e à sua composição.

Um planeta do tamanho da Terra não é, necessariamente, semelhante à Terra. Tudo depende da sua estrela. E isso tem sido um problema para os planetas que orbitam anãs vermelhas, visto que estas são famosas pela sua violenta queima de raios UV. Isto pode acabar com a atmosfera de qualquer planeta na sua zona habitável, sendo este semelhante, ou não, à Terra.

Uma equipe de astrônomos do Instituto de Astronomia Max Planck (MPIA) pensa ter encontrado um planeta em órbita de uma anã vermelha que pode ser uma exceção à regra. Estas descobertas foram descritas num artigo publicado na revista Astronomia e Astrofísica.

A descoberta

CARMENES observou centenas de estrelas anãs vermelhas de baixa massa e procurou por planetas, também, de baixa massa nas suas zonas habitáveis. Este observatório utiliza a velocidade radial para detectar as pequenas mudanças que os pequenos planetas induzem nas pequenas anãs vermelhas que orbitam.

Uma das estrelas encontradas por CARMENES foi a Wolf 1069. A massa desta é 17% da do Sol e o seu raio é 18% do raio do Sol. Acolhe um único planeta chamado Wolf 1069b. "Quando analisamos os dados da estrela Wolf 1069, descobrimos um sinal claro e de baixa amplitude do que parece ser um planeta cuja massa é próxima à da Terra. Orbita a sua estrela dentro de 15,6 dias a uma distância equivalente a um quinto da separação entre a Terra e o Sol", afirmou a autora principal do estudo, Diana Kossakowski, do Departamento Planeta e Formação de Estrelas, do MPIA.

Uma vez que Wolf 1069 é muito mais pequena e menos energética do que uma estrela como o nosso Sol, a sua zona habitável é muito mais próxima. Se Wolf 1069 b estivesse a orbitar o nosso Sol à mesma distância que orbita a anã vermelha, este fritaria.

Um planeta habitável?

Habitável significa apenas que a superfície poderia sustentar a presença de água em estado líquido, mas teria de haver uma atmosfera apropriada para isso acontecer. Os astrônomos defendem que se Wolf 1069 b tivesse uma atmosfera semelhante à da Terra, a temperatura poderia atingir os 13ºC durante o dia, o que permitiria a existência de água em estado líquido sobre uma grande região do planeta.

Os pesquisadores utilizaram a modelagem por computador para mostrar que o planeta poderia sustentar água sobre uma grande variedade de fenômenos atmosféricos.

"Wolf 1069 b é uma descoberta notável que permitirá uma maior exploração da habitabilidade dos planetas de massa terrestre em redor de anãs vermelhas, bem como um estudo de caso no teste de teorias de formação planetária". - A equipe.

Wolf 1069 b está apenas a 31 anos-luz de distância, tornando-o no sexto planeta de massa terrestre mais próximo da zona habitável da sua estrela. A sua proximidade, bem como a sua potencial habitabilidade, fazem dele um candidato a estrela para um estudo de acompanhamento mais detalhado.