"Clima do amor": série da Netflix traz a rotina de uma meteorologista

Nova série disponível no Netflix, "Clima do amor", mostra a vida de uma meteorologista e a rotina no centro de meteorologia da Coreia. A série fala da previsão do tempo com sua complexidade e também um romance com comédia leve.

Uma série com romance bem mais ou menos, mas com a incrível rotina de um Instituto de Meteorologia.
Uma série com romance bem mais ou menos, mas com a incrível rotina de um Instituto de Meteorologia.

A vida em um centro de meteorologia é algo dinâmico e muitas vezes estressante, porque temos responsabilidade com a informação e que ela seja a mais assertiva possível. Estou como colaboradora no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Brasília (DF), Brasil, e a série se passa no Instituto de Meteorologia da Coréia com personagens que que vivem situações semelhantes a nossa, meteorologistas do INMET.

A série “Forecasting Love and Weather”, que tem como título em português “Clima do amor” mostra a vida de uma meteorologista chamada Jin Ha-kyung (Park Min-young) no Serviço Nacional de Meteorologia da Coréia, com seus problemas na profissão e sua vida particular, recheada de romance água com açúcar e comédia. Estou atenta na parte da meteorologia, apesar que o romance traz a leveza que um ambiente de trabalho, com tamanha responsabilidade, não tem.


Se existe 1% de probabilidade, o tempo pode mudar, assim como os sentimentos das pessoas, slogan da série.

A personagem é uma meteorologista, diretora, que passa por dúvidas e indecisões comuns na profissão. O centro é bem equipado (sistema de controle completo) e Jin é uma profissional séria que sabe separar bem a vida pessoal e profissional, mas acabou tendo um romance com um colega.

A série tem 16 episódios, sendo que até o fechamento dessa matéria, 8 já estavam disponíveis para assistir.

  1. "Sinal" é o primeiro episódio e além de contar sobre os preparativos do casamento da personagem principal, a meteorologista, e aborda a previsão de chuva forte com potencial para granizo, lembrando até o filme "Granizo".

    Em um momento os meteorologistas analisam os diagramas termodinâmicos e essa semana analisei vários com um colega, ou seja, muitos momentos iguais aos que passo, há momentos reais.

    O diagrama termodinâmico mostrava sinal de granizo e os meteorologistas não viram. Isso causou o infarte de um profissional. Foto do Meteorologista Michael Page
    O diagrama termodinâmico mostrava sinal de granizo e os meteorologistas não viram. Isso causou o infarte de um profissional. Foto do Meteorologista Michael Page

    O que me impactou desse primeiro episódio, como meteorologista, é que a angustia que eu tenho (e os colegas também) de querer acertar e fazer uma previsão bem feita também é retratada na série. Por sinal um meteorologista é responsabilizado por não reportar uma informação importante sobre granizo e é repreendido. A consequência foi na saúde: ele teve um infarte. Olha, entendi muito ele. Veja os títulos dos outros episódios:

    2. Sensação térmica,

          3. Virada da estação,

          4. Visibilidade,

          5. Tempestade Localizada,

          6. Fenômeno da ilha de calor,

          7. Alerta de ozônio,

          8. Índice de desconforto.

          Os personagens falam termos técnicos e gostei que há explicação pra eles, cito alguns exemplos pra vocês:

          • OMM - Organização Meteorológica Mundial
          • Gradiente térmico – variações na temperatura em diferentes altitudes, no mesmo local.

          Erros da série: diferença entre tempo e clima

          A confusão que a equipe de tradução faz entre tempo e clima fica claro em vários episódios. E uma colega meteorologista havia comentado que notou isso, também, no filme Granizo. Vamos lembrar aqui que tempo é o que está acontecendo agora, nesse momento ou há poucos dias e clima é o estudo com vários anos de dados, com vários episódios de tempo. Sempre gosto de fazer uma analogia: Clima é o que sou, o meu temperamento, por exemplo, alegre. E tempo é como estou naquele dia ou hora: irritada, brava ou alegre também.

          A série mostra muita inovação Meteorológica através de telas enormes com diagramas termodinâmicos, mapas de chuva, granizo, temperatura, imagem de satélite, de radar, tudo ali na frente do meteorologista de plantão.

          Briefing entre os meteorologistas e para os jornalistas

          No filme, assim como no INMET, tem o momento do briefing pela manhã: momento em que é discutido a situação atmosférica e previsão para o dia e para os dias seguintes. O interessante foi ver que após o briefing entre os meteorologistas tem uma sala onde ficam jornalistas esperando as novidades do tempo, ou seja, tem um briefing para profissionais do jornalismo.

          Uma série que me encantou porque é o mundo que eu vivo. Espero que você goste também. Saudações Meteorológicas!