Frente fria vai provocar mudança radical com frio, tempestades e vendavais em SP
Uma nova frente fria vai se formar no início da próxima semana e levar chuva, temporais e queda das temperaturas ao estado de São Paulo. Mas até lá, teremos o predomínio de forte calor em toda a região. Veja aqui mais detalhes.

O estado de São Paulo terá um breve período de tempo firme, com predomínio de sol e calor nos próximos dias, mas isso já muda no início da próxima semana.
Um novo ciclone e sua frente fria associada vão se formar ao longo da segunda-feira (31 de agosto) sobre o Sul do Brasil, e o sistema frontal vai avançar para São Paulo ao longo da terça-feira (1º de setembro).
O sistema frontal provocará pancadas de chuva, temporais com raios e rajadas de vento em torno dos 70 km/h, além de uma queda nas temperaturas. Mas antes da sua chegada, o calor forte vai predominar em todo o estado.
Acompanhe a seguir os detalhes da previsão do tempo.
Setembro começa com chuva e temporais em SP
O mês de setembro deve começar com uma mudança mais significativa nas condições do tempo no estado de São Paulo devido à passagem de uma nova frente fria pela região.
Na terça-feira (1º de setembro) já pela manhã são esperadas chuvas fracas a moderadas em áreas do sul, na divisa com o Paraná, e no Vale do Ribeira, além de risco de temporais isolados.

Ao longo da tarde as instabilidades avançam para as demais áreas do território paulista, sendo esperadas chuvas de intensidade moderada a pontualmente intensa e com temporais associados.
À noite, o potencial para temporais diminui, mas ainda são esperadas chuvas e elas ficam mais concentradas em áreas do norte, do leste, do Litoral Norte e do Vale do Paraíba.

Na capital paulista, a previsão é de uma terça-feira (1º) com chuvas e trovoadas entre a tarde e a noite, e céu parcialmente encoberto durante o dia.
Além disso, a passagem da frente fria também trará vendavais, especialmente na faixa leste do estado, incluindo a Grande São Paulo, onde são esperadas rajadas de vento entre 50 e 75 km/h, mas que pontualmente podem até ultrapassar este valor.

Atenção para o alto potencial de transtornos nestas áreas, como queda de galhos, de estruturas e destelhamentos, devido aos fortes ventos.
Breve queda das temperaturas em SP na próxima semana
O sistema frontal ao passar pelo estado também causará uma queda das temperaturas. Dessa forma, o calorão que está fazendo na região vai ter uma breve trégua na terça-feira (1º de setembro) em diversas áreas do estado.
A tarde de terça-feira (1º) ainda registrará calor entre 30°C e 35°C no norte e noroeste de São Paulo, porém, as demais áreas do estado, como a região de Presidente Prudente e a porção centro-leste, terão temperaturas máximas abaixo dos 26°C e chegando aos 18°C em localidades do Vale do Paraíba e na Grande São Paulo.

O período da noite de terça-feira (1º) será mais frio na faixa leste de São Paulo, com temperaturas variando entre 13°C e 17°C em diversas localidades.
Na capital paulista, com a presença da nebulosidade e a previsão de chuva, as temperaturas não sobem muito durante a tarde, ficando em torno dos 22°C. E à noite fará frio, com temperaturas caindo para a casa dos 16°C.
Vale destacar aqui também que, antes dessa queda das temperaturas, o calor toma conta de toda a região.
Entre este fim de semana e a segunda-feira (31), o calor será intenso, com temperaturas máximas acima dos 33°C na maior parte do estado e, especialmente na porção oeste e áreas do norte, onde elas vão chegar entre 40°C e 42°C.