Fim de semana de muita chuva e temporais pelo Brasil

Devido à atuação de um ciclone extratropical e da sua frente fria associada, já a partir desta sexta-feira (23), chuvas intensas e temporais ocorrerão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A Região Norte também receberá chuvas volumosas.

Nos próximos dias temporais e grande volumes serão registrados em boa parte do Brasil.

No decorrer desta sexta-feira (23) uma área de baixa pressão atmosférica, que já provocou chuva forte e trovoadas no início desta manhã nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, avança em direção a Região Sul. Há alerta para temporais a partir do fim da manhã nos três estados da Região. A partir da tarde previsão de chuva forte também para o Mato Grosso, Goiás, São Paulo, metade sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os temporais, além de ventos fortes, trazem potencial para alagamentos.

O fim de Semana

No sábado (24) o sistema de baixa pressão, ou melhor, o ciclone extratropical ainda atua sobre o leste da Região Sul, provocando chuva de moderada a forte intensidade pela manhã na metade leste dos três estados da Região. A partir da tarde, o sistema se desloca para o oceano e a frente fria avança pelo Sudeste e Centro-Oeste, contribuindo para o tempo firme e o surgimento do sol em praticamente toda a Região. Somente no leste gaúcho e no sul de Santa Catarina que o tempo fica nublado com ocorrência de chuva fraca.

No Centro-Oeste e boa parte do Sudeste, o dia fica nublado e com chuva. Temporais ocorrem pela manhã em todo o estado de São Paulo, metade norte do Mato Grosso do Sul e no estado do Mato Grosso. A partir da tarde o tempo começa a abrir no oeste paulista e no sul do Mato Grosso do Sul, no entanto, passa a chover de forma intensa no estado de Goiás e na metade sul de Minas Gerais. Na Região Norte, as chuvas ocorrem ao longo do dia e de forma volumosa, trazendo potencial para alagamentos.

Acumulado de chuva previsto para o período da sexta-feira até a segunda-feira, segundo o modelo ECMWF.

No domingo (25) o tempo firme predomina na Região Sul, centro-oeste de São Paulo e em praticamente todo o Mato Grosso do Sul, com exceção para o extremo norte do estado, onde o tempo fica nublado e com chuva fraca ao longo do dia. Os ventos de sul contribuem para uma sensação agradável ao longo do dia. Já nas demais áreas do Brasil, a frente fria deixa o tempo nublado e chuvoso, com maiores acumulados previstos para o estado de Goiás, Tocantins e metade norte de Minas Gerais. A região Nordeste também será beneficiada pelas chuvas, com pancadas de moderada a forte intensidade ocorrendo no Maranhão, Piauí, oeste e sul da Bahia.