Chuvas fortes provocam mortes e destruição no Piauí

As chuvas volumosas, geradas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), tem castigado o estado do Piauí nas ultimas semanas. Ontem à noite, as chuvas fortes foram responsáveis pela morte de 3 pessoas e dezenas de feridos na capital piauiense, Teresina.

A chuva da noite de quinta-feira deixou vários rastros de destruição na cidade de Teresina, Piaui. Imagem: João Allbert/Futura Press/Estadão Conteúdo.

Nas últimas semanas, chuvas volumosas têm castigado o estado do Piauí, no norte da Região Nordeste do Brasil. A capital do estado, Teresina, teve um mês de março bem chuvoso. A estação meteorológica automática do INMET na capital fechou o mês com um acumulado de 420 mm, 46% acima da média esperada. E o mês de abril continua seguindo essa tendência de chuvas volumosas!

Na noite dessa quinta feira (04/04) uma forte chuva atingiu Teresina, deixando 3 pessoas mortas, 30 feridas e cerca de 40 casas destruídas. As vítimas identificadas até o momento são uma idosa de 70 anos e uma criança de 4 anos, que morreram no Parque Rodoviário, zona sul da capital piauiense, onde uma lagoa de um clube desativado transbordou com a chuva e rompeu o muro do clube, atingindo diversas casas do bairro e criando uma enxurrada tão forte que arrastou pessoas, construções e veículos.

De acordo com os registros do CEMADEN, entre a tarde de ontem e de hoje, caíram cerca de 62,8 mm em Teresina, o equivalente a 23% do acumulado esperado do mês de abril, sendo que 50 mm ocorreram em apenas duas horas na noite de ontem! Além disso, pelas medições do INMET, nos primeiros 4 dias de abril, Teresina já recebeu cerca de 140 mm de chuva, 52% da média de todo o mês!

Não foi só a capital que foi atingida pelas chuvas, diversas cidades do interior também estão em situação de emergência devido a inundações, alagamentos e a cheia dos rios. Em Campo Maior, cidade localizada a 85 km de Teresina, 13 bairros estão em situação de risco após serem invadidos pelas águas dos rios e açudes que transbordaram na região, 60 famílias estão desabrigadas.

A grande responsável por essas chuvas volumosas no norte da Região Nordeste é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que permanece bem ativa nessa região desde o mês de março. Ao mesmo tempo que essas chuvas geradas pela ZCIT geram muitos prejuízos, como foi o caso de Teresina, em outras localidades do Nordeste, como no interior do Ceará e Paraíba, essas chuvas têm ajudado pequenos agricultores que, depois de muitos anos, terão uma colheita farta.

Previsão para os próximos dias

Chuvas volumosas podem voltar a ocorrer em todo o Piauí ao longo desse final de semana. A ZCIT continuará bem ativa sobre o estado, podendo gerar chuvas a qualquer momento. De acordo com o modelo ECMWF, entre hoje e segunda-feira (08/04) poderá chover cerca de 100 mm na capital piauiense.