Europa: 760 voos cancelados devido ao mau tempo e algumas áreas acumulam até 40 centímetros de neve

Em vários países europeus, o clima de inverno chegou com tudo! Gelo, neve e baixas temperaturas causaram vários problemas. Os serviços de transporte tiveram que suspender as suas atividades.

inverno na Europa
A quantidade de neve que caiu na Alemanha foi considerável. Crédito: radiogong.de

Naquela que os meios de comunicação classificaram como a primeira nevasca substancial do inverno na Europa, o tempo afetou várias regiões, como Reino Unido, sul da Alemanha, e partes da Áustria e da Suíça. Também foi relatado que fortes nevascas causaram interrupções no tráfego em toda a República Tcheca.

Neste contexto, a Europa enfrenta uma semana de geadas, e a presença de neve e gelo está atrasando os voos em grande parte do Ocidente continental. Além disso, a ocorrência de inundações repentinas está gerando diversos imprevistos e complicações no Reino Unido.

Segundo algumas agências de notícias internacionais, os países europeus enfrentam dias extremamente frios, com valores de temperaturas inferiores a -10°C em áreas da Escandinávia. Na Noruega, Finlândia e Suécia, a população sofre com temperaturas abaixo de zero.

inverno na Europa
O sistema de transporte público teve que suspender as operações. Crédito: merkur.de

Os meteorologistas informaram que as condições de inverno poderão permanecer por pelo menos mais uma semana. Além disso, foram previstas chuvas e neve em grande parte da França e da Grã-Bretanha.

Frio, neve e inundações repentinas

Por seu lado, o Gabinete Meteorológico do Reino Unido ativou um alerta amarelo para chuvas significativas. Em grande parte da Europa Ocidental, tanto as autoridades como a sociedade em geral estão em estado de alerta, devido ao deslocamento de massas de ar polar, com queda de neve.

Além disso, houve um alerta sobre o risco de enchentes repentinas e, por isso, os serviços aéreos e ferroviários foram paralisados na Alemanha e na Holanda. As autoridades relataram que as temperaturas em cidades como Berlim podem permanecer próximas do ponto de congelamento.

Todos os voos em Munique suspensos

Foi divulgada uma previsão de -13,5°C como valor mínimo de temperatura para a segunda-feira (4) em Munique, o que representa mais de 12 graus abaixo da média para essa época do ano. Todos os voos provenientes do aeroporto de Munique foram suspensos no último sábado (2).

A polícia de Baja Baviera, no noroeste de Munique (Alemanha), informou que respondeu a 350 incidentes relacionados com a presença de neve e gelo, entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado.

A tempestade de inverno causou uma queda significativa de neve no sul da Alemanha, partes da Áustria, Suíça e República Checa. Com isso, diversos transtornos ocorreram diante da necessidade de deslocamento da população.

Meios de transporte paralisados

A ferrovia nacional da Alemanha explicou que os trens que partem e que vão para a estação central de Munique estavam parados. Os passageiros foram aconselhados a mudar de rota ou adiar suas viagens. Alguns passageiros em Munique e na cidade de Ulm tiveram que passar a noite de sexta-feira (1) dentro dos trens.

inverno na Europa
A quantidade de neve acumulada foi significativa. Crédito: Lukas Barth/dpa/spiegel.de

A mídia alemã informou que em Munique tanto os ônibus quanto os bondes suspenderam suas operações desde o último sábado, 2 de dezembro.Além disso, algumas linhas de metrô, bem como trens regionais, também foram afetados pela tempestade de inverno.

Risco de avalanche

Por outro lado, a queda de árvores teria provocado a suspensão do fornecimento do serviço elétrico em todo o estado da Baviera, na Alemanha. Entretanto, a polícia de Baja Baviera, a noroeste de Munique, reportou que atendeu 350 incidentes relacionados com a presença de neve e gelo, entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado.

inverno na Europa
Devido às rigorosas condições de inverno, o aeroporto de Munique suspendeu as suas atividades. Crédito: ndr.de

Na Áustria e na Suíça, o clima invernal obrigou as autoridades a emitir alertas sobre o perigo de avalanches. As províncias de Tirol e Vorarlberg, no leste austríaco, elevaram os seus alertas para o segundo nível mais alto, devido ao risco de avalanches.

Bloqueio de estradas

As estradas foram bloqueadas após o acúmulo de 50 centímetros de neve. Na República Checa, a rodovia principal e outras estradas ficaram bloqueadas durante várias horas. Além disso, o transporte público sofreu cancelamentos e atrasos.

Mais de 15 mil casas ficaram sem serviço de eletricidade. A rodovia D1, que liga Praga à cidade de Brno, ficou paralisada por um acidente. O aeroporto de Munique retomou as operações no domingo (3) às 6:00 horas (horário local).

O evento se tornou viral

Uma quantidade muito significativa de neve caiu durante o sábado (2). Perante este fenómeno meteorológico, um número significativo de imagens e vídeos têm circulado nas redes sociais.