Cataratas do Iguaçu registram vazão 4 vezes maior devido às chuvas que caíram na região; veja vídeos

As fortes chuvas que atingiram o Paraná fizeram com que o volume de água das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, aumentasse expressivamente entre a noite de ontem (13) e a manhã desta terça-feira (14). Veja aqui os vídeos.

Cataratas do Iguaçu, no Paraná, registraram vazão quatro vezes maior após chuvas no estado na segunda-feira (13). Imagem de segunda-feira (13). Crédito: Divulgação/Urbia Cataratas.

As Cataratas do Iguaçu são o centro de um grande parque natural que se estende por dois países: Brasil e Argentina. No lado brasileiro, as famosas quedas d’água estão localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no município de Foz do Iguaçu, oeste do estado do Paraná.

A altura das quedas varia de 40 a 80 metros, podendo ultrapassar os 100 metros dependendo do volume do Rio Iguaçu. E elas se estendem por cerca de 2,7 quilômetros, sendo 800 metros no Brasil e 1,9 quilômetros na Argentina. Cerca de 70% das cataratas estão em território argentino, e apenas 30% no lado brasileiro.

As Cataratas do Iguaçu é o maior conjunto de quedas d'água do mundo, com cerca de 275 saltos na fronteira entre o Brasil e a Argentina.

Em 2024, o Parque Nacional do Iguaçu registrou mais de 1,89 milhão de visitantes, um número que superou a visitação de 2023 e foi o terceiro maior da história do parque.

As Cataratas são um verdadeiro espetáculo natural que encanta turistas de todo o mundo, com suas imponentes quedas d'água, mostrando a força da natureza. E a notícia de hoje é que na noite desta segunda-feira (13), a vazão das Cataratas atingiu um nível 4 vezes maior do que o normal devido às fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias. Veja abaixo mais informações e vídeos.

Vazão quadruplicada

A vazão das Cataratas do Iguaçu quadruplicou na noite de segunda-feira (13). Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o volume de água chegou a 7 milhões de litros por segundo às 20h, enquanto a média histórica é de 1,5 milhão de litros por segundo.

Veja no vídeo abaixo o imenso volume de água:

Já na manhã desta terça-feira (14), por volta das 6 horas, o volume caiu para 5,5 milhões de litros de água por segundo, o que ainda representa o triplo da vazão registrada normalmente.

Conforme a Copel, há tendência de redução do volume para as próximas horas, como parte do processo natural de escoamento das águas.

O aumento da vazão foi devido às fortes chuvas que caíram nos últimos dias no leito do Rio Iguaçu — que nasce próximo a Curitiba e segue no sentido de leste a oeste até Foz do Iguaçu, passando pelas quedas que ficam no limite entre a Argentina e o Brasil.

E o ponto turístico está aberto ou fechado?

Mesmo com o aumento da vazão, o Parque Nacional do Iguaçu segue aberto para visitas nesta terça-feira (14). Trilhas, ciclovias e passarelas, incluindo o acesso à Garganta do Diabo, estão funcionando normalmente, segundo informações.

Referências da notícia

Vídeo: Cataratas do Iguaçu registram vazão quatro vezes maior após chuvas no Paraná. 14 de outubro, 2025. Redação G1 PR.

Cataratas abertas ou fechadas? Veja como estão as visitas com a cheia do Rio Iguaçu. 14 de outubro, 2025. Guilherme Wojciechowski.