Austrália extrema: Chuvas torrenciais, neve e variação de 50°C no mesmo dia

Austrália registra diversos extremos meteorológicos numa mesma semana - incluindo neve, chuvas torrenciais que causaram alagamentos e transbordamento de represas e temperaturas que foram de 43°C a -7°C em pouquíssimas horas.

Austrália extrema: Chuvas torrenciais, neve e variação de 50°C no mesmo dia
Austrália registra extremos meteorológicos incluindo neve, chuvas torrenciais com alagamentos e temperaturas variando 50°C em poucas horas (imagem: Mic Grop / NSW RFS)

Entre chuvas diluviais, temperaturas extremas variando entre 43°C e -7°C e queda de neve em pleno mês de Novembro, a Austrália está passando por um número inacreditável de extremos meteorológicos num período de apenas uma semana.

Confira a seguir alguns dos fenômenos que colocaram o país em alerta e surpreenderam a comunidade meteorológica - e entenda o que está causando uma variação tão brusca no tempo australiano.

Chuvas torrenciais fazem barragem australiana transbordar

Chuvas torrenciais deixaram Nova Gales do Sul em estado de alerta nesta segunda-feira (14), quando quantidades recordes de água transbordaram da represa Wyangala, na região de South West Slopes, causando alagamentos massivos.

Alertas de inundação entraram em vigor para várias cidades, como Warren, Canowindra, e a maior parte dos estados de Victoria e Tasmania. Isso inclui a cidade de Forbes, que ainda se recupera de grandes inundações que ocorreram no início de novembro.

Felizmente, espera-se que as condições melhorem entre esta quinta-feira (17) e sexta-feira (18), com a previsão indicando a predominância de tempo mais seco conforme as chuvas se afastam para o mar da Tasmânia.

Neve se forma em diversas cidades australianas

Enquanto partes do país sofrem com inundações, a cidade de Oberon, localizada a oeste das Montanhas Azuis, registrou queda de neve. Uma massa de ar frio muito intensa fez as temperaturas despencarem abruptamente, causando precipitação invernal. As imagens do tuite abaixo são de Baw Baw Village, no sul da Austrália e a leste de Melbourne.

Neve também foi registrada em partes da Tasmânia, como a cidade de Hobart e os planaltos centrais. A capital australiana Camberra também registrou precipitação invernal, embora de natureza ligeiramente diferente: Não era neve, mas graupel.

Graupel se forma quando gotículas de água super-resfriadas se aglomeram em bolas de gelo irregulares e opacas, precipitando para o chão. Sua aparência e formação são diferentes da neve, da geada e do granizo.

Tanto a chuva quanto a neve foram gerados por um sistema de baixa pressão intenso que se moveu para o sudeste da Tasmânia durante a terça-feira (15), estendendo um cavado (região de baixa pressão) ativo sobre o território australiano e uma frente fria associada.

Temperaturas australianas variam nada menos que 50°C em apenas 24 horas

Nesta época do ano, massas de ar quente sufocantes costumam se acumular nos trópicos, ao norte da Austrália, enquanto pulsos de ar polar muito frio varrem o sul do país. Embora não seja inesperado, o fenômeno produziu contrastes assustadores de temperatura nos últimos dias.

Austrália extrema: Chuvas torrenciais, neve e variação de 50°C no mesmo dia
Mapa de variação das temperaturas totais em 24 horas mostra os dois extremos de calor e frio ocorridos na Austrália (imagem: Weatherzone, traduzida)

Uma massa de ar quente estacionária fez com que as temperaturas em Fitzroy Crossing, no oeste australiano, chegassem a 43,0°C nesta terça-feira (15). Apenas 11 horas depois do registro, a estação meteorológica de Monte Hotham, em Victoria, registrou uma temperatura de -7°C, devido ao avanço da frente fria.

Apesar do contraste parecer assustador, não é a primeira vez que a Austrália registra uma faixa de temperatura de quase 50°C no mesmo dia. Em setembro de 2018, estações meteorológicas registraram temperaturas de -9,7°C e 40°C num período de poucas horas.

O fato é que a Austrália é conhecida como uma terra de extremos e, nos últimos dias, seus registros meteorológicos certamente fizeram jus à essa reputação.