As usinas de dessalinização são uma alternativa sustentável à seca?

As usinas de dessalinização, que transformam água salgada em potável, são uma solução chave para combater a escassez hídrica em regiões áridas. Contudo, sua sustentabilidade apresenta desafios ambientais e econômicos.

usinas dessalinização água
A Espanha tem um total de 765 usinas de dessalinização com produções superiores a 100 m³/dia. Destas, 360 são usinas de dessalinização de água do mar e 405 são de água salobra.

As usinas de dessalinização são instalações projetadas para remover o sal e outras impurezas da água do mar ou de fontes salobras para convertê-la em água potável ou utilizável para fins industriais ou agrícolas.

O que são águas salobras?
São zonas de transição entre as águas doces e salgadas do mar. Graças às suas características únicas, são ecossistemas muito importantes e altamente produtivos e também com benefícios para o corpo humano.

As usinas são capazes de produzir grandes volumes de água potável a partir da água do mar, o que ajuda a diversificar as fontes de água em áreas com escassez de água.

Como funciona uma usina de dessalinização? É sustentável?

É aqui que está o grande problema deste tipo de estações de purificação de água para beber ou para uso agrícola ou industrial.

Em primeiro lugar, as usinas de dessalinização requerem uma grande quantidade de energia (3 kWh/m3) para realizar o processo correspondente. A tecnologia atual usa principalmente osmose inversa, que é um processo intensivo de energia.

usina de dessa linização
A dessalinização é um tipo de tratamento físico-químico completo que requer muita energia e que "imita" a natureza para eliminar as impurezas da água, filtrando-a através de membranas semipermeáveis.

Isso implica um alto consumo de combustíveis fósseis, o que gera emissões de gases de efeito estufa e contribui para as mudanças climáticas. Além disso, o processo de dessalinização produz salmoura como subproduto, que geralmente é despejada no oceano.

Isso pode ter um impacto negativo nos ecossistemas marinhos locais, pois a salmoura tem uma alta concentração de sal e pode afetar o equilíbrio salino no mar e a vida aquática.

O que é a salmoura?Substância produzida no processo de dessalinização da água do mar. É sal concentrado e sua descarga de forma acelerada e em grandes quantidades prejudica o ecossistema marinho.

Além disso, a construção e operação de usinas de dessalinização podem ter um alto custo econômico. Por sua vez, os custos associados à infraestrutura, manutenção e gerenciamento de usinas de dessalinização podem ser proibitivos para muitas regiões, especialmente aquelas com recursos financeiros limitados.

Onde estão as principais usinas dessalinizadoras na Espanha?

As três mais importantes estão na Comunidade Valenciana, na Região de Murcia e em Andaluzia. Na primeira destaca-se a de Torrevieja, em Alicante, que produz 80 hm3/ano e fornece água a 140.000 habitantes e 8.000 hectares de cultivo. Em Murcia destacam-se as de Valdelentisco e Águilas/Guadalentín, com capacidade para produzir 70 hm3/ano. E por último, em Andaluzia se destaca El Atabal, em Málaga, com uma produção de 76 hm3/ano.

Então, é uma alternativa real?

Em resumo, embora as usinas de dessalinização possam fornecer água potável em áreas afetadas pela seca, elas não são consideradas uma solução sustentável de longo prazo devido ao alto consumo de energia, impacto ambiental e custos econômicos.

Apesar dessas dificuldades, elas têm se tornado cada vez mais comuns em várias partes do mundo, mas muitas não são 100% abrangentes, como em Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Austrália e Estados Unidos, como parte de estratégias abrangentes de abastecimento de água.

A gestão abrangente e sustentável da água, juntamente com a implementação de medidas de conservação, são essenciais para enfrentar os desafios da seca de forma mais sustentável.