As condições de La Niña do Pacífico Equatorial devem mudar em breve

De acordo com o Centro de Previsão Climática dos EUA, as anomalias de temperatura do oceano Pacífico equatorial estão enfraquecendo desde a última semana e logo as condições de neutralidade devem se estabelecer.

Mudanças na temperatura da superfície do mar e na circulação atmosférica sobre o pacífico equatorial mostram um enfraquecimento do fenômeno La niña. A tendência é que nos próximos meses haja uma gradativa mudança para a fase neutra do ENSO (El Niño + Oscilação Sul).

Neste cenário, a temporada de furacões no oceano Atlântico tropical pode ser favorecida uma vez que tanto os anos em fase de La niña e quanto os de fase neutra tendem a apresentar uma maior incidência de furacões em relação aos anos em que o pacífico equatorial apresenta condições de el niño.

No ano passado, por exemplo, as condições do pacífico equatorial durante a temporada de furacões era de La Niña e houve recorde no número de furacões. Já o ano de 2005 ocupa o segundo lugar de temporada de furacão mais movimentada e apresentava uma fase neutra naquele período.

youtube video id=DbDwfkma6PM