Artemis II: estes são os astronautas que vão dar a volta à Lua

Em 3 de abril, a NASA revelou os nomes dos astronautas que voarão para a Lua nos próximos dois anos. Quem serão os tripulantes desta incrível missão?

"We are going": Com essa frase, os astronautas da primeira missão tripulada Artemis se despediram em coletiva de imprensa concedida pela NASA nesta segunda-feira (03), às 15h UTC (12h no Brasil). E precisamente iremos, depois de 40 anos, à Lua. Artemis II terá o objetivo de contornar nosso satélite natural e retornar em 10 dias.

Os quatro astronautas são: Jeremy Hansen da Agência Espacial Canadense, Christina Koch, Victor Glover y Reid Wiseman da NASA. Todos os membros da tripulação têm uma vasta experiência no espaço: alguns estiveram a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e outros voaram em naves espaciais em várias missões.

Entre eles está a engenheira Koch, de 44 anos, que detém o recorde de viagem espacial mais longa de uma mulher e que protagonizou, ao lado de outra astronauta, as três primeiras caminhadas espaciais femininas. Aqui temos a primeira mulher a sobrevoar a Lua.

O comandante da missão será o astronauta Wiseman, de 47 anos, que atuou como engenheiro de voo a bordo da ISS em 2014 e tem uma longa carreira na NASA.

Esta missão estabelecerá as bases para uma presença de longo prazo na Lua. "Juntos, estamos inaugurando uma nova era de exploração para uma nova geração de sonhadores estelares: a Geração Artemis", anunciou o administrador da NASA, Bill Nelson.