Arqueólogos desenterraram 10 crocodilos mumificados no Egito

Os crocodilos foram descobertos em uma tumba intacta no sul do Egito e acredita-se que tenham sido sacrificados ao deus egípcio Sobek.

múmias de crocodilo
As múmias de crocodilo deitadas in situ em seu túmulo. Crédito: Patrícia Mora Riudavets.

Uma coleção de crocodilos mumificados foi desenterrada de uma tumba no sul do Egito, no que os arqueólogos chamaram de "uma descoberta extraordinária" e evidência de rituais de sacrifícios.

10 múmias de crocodilos foram encontradas em uma tumba de rocha intacta em Qubbat al-Hawā, perto da cidade de Aswan, no sul do Egito, por pesquisadores da Universidade de Jaén em 2019. Composta por 5 crânios e 5 esqueletos quase completos, a descoberta foi feita junto a 6 outros túmulos, onde os animais foram sepultados.

Em um novo estudo, publicado na revista PLOS One, os arqueólogos dizem que as múmias são evidências de rituais de sacrifício, provavelmente feitos para o deus egípcio Sobek, o deus da água e da fertilidade.

"Mais de 20 locais de tumbas com múmias de crocodilos são conhecidos no Egito, mas encontrar 10 múmias de crocodilos bem preservadas juntas em uma tumba intocada é extraordinário," disse Bea De Cupere, principal autora do estudo e arqueozoóloga do Royal Belgian Institute of Natural Sciences.

Uma grande descoberta

Dentro da tumba, os pesquisadores encontraram vestígios de linho, folhas de palmeira e corda, indicando que os espécimes de crocodilo foram embrulhados uma vez, embora as ataduras já tivessem apodrecido há muito tempo.

Os espécimes eram únicos por terem sido mumificados sem resina ou evisceração dos restos mortais, o que significa que foram preparados de uma maneira diferente de qualquer material de crocodilo mumificado descoberto até agora. O maior media 3,5 metros de comprimento, enquanto o menor chegava a 1,6 metros. Segundo os autores, os crocodilos pertenciam a duas espécies — o crocodilo do Nilo e o crocodilo da África Ocidental.

youtube video id=k25ARb-mhvY

Notavelmente, três dos esqueletos de crocodilo estavam quase completos, enquanto os outros estavam com várias partes faltando — acredita-se que os pesquisadores tenham as perdido quando os espécimes foram movidos de um local para outro.

"Os crocodilos foram enterrados primeiro em outro lugar, possivelmente em poços de areia", disse De Cupere. "Isso permitiu que os crocodilos secassem naturalmente. Em seguida, os restos mortais foram desenterrados, embrulhados e levados para a tumba em Qubbat al-Hawā. Partes do corpo devem ter sido perdidas durante o embrulho e o transporte".

Mumificação de crocodilo

Acredita-se que os crocodilos teriam sido usados durante os rituais do deus egípcio Sobek, que geralmente é retratado como tendo uma cabeça de crocodilo. A adoração de crocodilos era comum em Kom Ombo, disseram os arqueólogos, um local a apenas 50 quilômetros de onde os espécimes foram descobertos.

Nenhum ferimento foi encontrado nos espécimes, sugerindo que os antigos egípcios provavelmente os capturaram em redes, antes de deixá-los se afogar, sufocar ou superaquecer ao sol.

As 10 múmias bem preservadas de crocodilos encontradas provavelmente datam de 304 a.C., uma descoberta extraordinária!

Um dos crocodilos estava tão bem preservado que pedras foram recuperadas de seu estômago. Essas pedras, conhecidas como gastrólitos, ajudam os crocodilos a se equilibrarem na água, e sua presença indica que o espécime não foi aberto para a remoção dos intestinos. Os autores acreditam que as múmias datam de antes de 304 a.C., mas pretendem confirmar isso com testes de radiocarbono e DNA.