A temporada de furacões está quieta, mas isso deve mudar rapidamente

O primeiro mês oficial da temporada de furacões no Atlântico de 2020 acabou com quatro tempestades nomeadas. Não há certeza de que o mês de julho será um período ativo para o Atlântico, mas podemos ter uma ideia do que a atmosfera está tentando estabelecer para as próximas semanas.

Furacões em julho
Ainda há um longo caminho a percorrer nesta temporada de furacões. De fato, historicamente, é provável que mais de 90% da atividade tropical ainda se forme depois de hoje, neste ponto da temporada.

Historicamente, nos primeiros 10 dias de julho, normalmente, as condições para formação das tempestades são favoráveis no Golfo do México e na costa sudeste dos Estados Unidos. Sabe-se que algumas tempestades se formam perto das Ilhas Leeward e Windward, e geralmente duas na Região Principal de Desenvolvimento (RPD), perto da África.

Considerando a climatologia, o início do mês de julho não apresenta grandes ocorrências de furacões no Atlântico. A atividade de furacões começa a aumentar em agosto, com um pico em setembro. Essa progressão é, em parte, devido às características de calor da água. A água tem um calor específico muito alto. Isso significa, basicamente, que a água requer mais energia para alterar a temperatura.

Normalmente, as temperaturas da superfície do mar e outras condições são otimizadas durante a última parte do verão, mesmo quando as temperaturas do ar começam a aumentar no final da primavera.

À medida que o mês de julho avança, mais e mais tempestades começam a se formar no RPD, chamando nossa atenção para a bacia do Atlântico central e oriental. Ao saber onde precisamos ficar de olho durante o mês de julho, podemos olhar às temperaturas da superfície do mar. Durante o mês de junho, as temperaturas estavam acima da média em grande parte da bacia, incluindo o Golfo do México. Agora, enquanto continuamos no calor do verão do Hemisfério Norte, notamos que grande parte do Atlântico continua aquecendo lentamente.

Nas últimas semanas, muitas notícias destacaram o transporte da poeira do Saara em direção as Américas. Altas concentrações de poeira “sufocam” a formação de furacões, as concentrações de poeira leves a moderadas podem ser filtradas pelo desenvolvimento de sistemas tropicais, especialmente à medida que se tornam mais potentes.

No momento, os níveis de material particulado estão normais. Ao longo das próximas semanas, os níveis de poeira provavelmente não excederão os valores típicos para esta época do ano, portanto, não é esperado que a atividade de furacões no Atlântico seja suprimida devido a poeira.

De fato, podemos até ver que a ameaça começa a se concretizar na próxima semana. Alguns modelos sugerem que a fronteira frontal estagnada em direção ao norte da Flórida neste fim de semana pode levar a uma área de baixa pressão em movimento lento que acabará empurrando a costa da Carolina até meados do final da semana que vem. Uma vez que essa baixa chegue à corrente do Golfo, sob as condições certas, poderá ocorrer formação tropical.

Utilizando previsões de modelos numéricos de tempo e clima, podemos ter uma ideia de como será o mês de julho em um sentido global. No momento, os padrões globais sugerem que, em meados do final de julho, poderíamos começar a ver as Ondas de leste Africanas (OLA) saindo da África para o Atlântico. Este processo, associado aos ventos de nível superior do leste, pode ajudar no cisalhamento do vento que ajuda no desenvolvimento das tempestades.

Os perfis de umidade para o mês de julho também sugerem um período muito mais úmido do que o normal no sudeste dos Estados Unidos e no RPD. Mais uma vez, o RPD se tornará mais uma ameaça até meados do final de julho, mas, a curto prazo, uma umidade mais alta perto de casa significa que a ameaça de tempestades caseiras pode se tornar uma ameaça nas primeiras duas semanas de julho.