José Miguel Viñas

José Miguel Viñas

Meteorologista - 29 artigos

Artigos de José Miguel Viñas

Artboard
Incríveis raios vulcânicos em La Palma! Como se formam?
Atualidade

O aumento da explosividade experimentado nos últimos dias com a erupção do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, gerou, em determinados momentos, uma pluma de maior tamanho e densidade, na qual se formaram descargas elétricas, captadas em algumas fotos e vídeos .

O premiado "ouro azul" do Afeganistão
Ciência

Por vários milhares de anos, o lápis-lazúli foi extraído apenas em algumas minas localizadas no Afeganistão. No final da Idade Média e no início do Renascimento, seu uso se espalhou na Itália para fazer um pigmento azul intenso com o qual céus e mantos eram pintados em pinturas.

Ondas de calor marítimas estão se tornando mais frequentes
Ciência

As ondas de calor associadas às mudanças climáticas não ocorrem apenas na atmosfera, mas também na superfície do oceano, chamadas de ondas de calor marinhas. Elas apresentam anomalias positivas de temperatura na superfície e estão se tornando mais frequentes e intensas.

Contribuições de Benjamin Franklin para a meteorologia
Ciência

Conhecido pelo famoso experimento com tempestades, com o qual ele demonstrou a natureza elétrica dos raios, Benjamin Franklin também fez outras contribuições para as ciências atmosféricas, como o primeiro mapeamento da corrente do Golfo e até a relação entre os vulcões e o clima.

Meteorologia dentro de casa, aprenda durante a quarentena
Atualidade

O confinamento em nossas casas, que todos somos obrigados a fazer para tentar impedir a rápida expansão do coronavírus, é uma boa oportunidade para aprender meteorologia. Para isso, basta observar alguns fenômenos físicos que ocorrem dentro de casa.

Os lugares do mundo que possuem os ventos mais intensos
Ciência

Existem vários locais no mundo que podemos qualificar como os mais ventosos. Os ventos catabáticos que sopram na Antártica assolam alguns setores costeiros com extrema violência. Também destacam-se os ventos da Terra do Fogo e os que sopram no Monte Washington, nos EUA.

As novas rotas dos furacões
Atualidade

Nos últimos anos, é mais comum ver tempestades tropicais e furacões atravessando a parte oriental do Atlântico Norte, longe do ambiente tropical, onde geralmente se originam e evoluem. A possível relação dessa circunstância com a mudança climática está sendo investigada.

Medição da intensidade do azul-celeste
Ciência

O pai do alpinismo, Horace-Bénédict de Saussure, aproveitou suas escaladas ao Monte Branco (Mont Blanc) para medir a intensidade da cor azul do céu, com a ajuda da sua invenção chamada Cianômetro.

1 2