Semana de veranico no Brasil: temperaturas superam os 30°C em boa parte do país; confira a previsão

Um veranico (período de tempo seco e quente que ocorre durante uma estação tipicamente fria) atingirá parte do Brasil, trazendo calor de até 36°C ao longo desta semana.
No momento, não há a atuação de nenhum grande sistema causador de chuvas no Brasil. Os resquícios de uma frente fria ainda atuam no litoral da Bahia (especialmente ao norte) e pancadas de chuva localizadas se formam na região Norte e no Mato Grosso, mas fora isso, a maior parte do país registra tempo firme e seco.
O resultado é que a radiação solar impulsiona um aquecimento do solo e do ar em grande parte do país, fazendo as temperaturas subirem. O resultado é um período de veranico no país, com temperaturas que podem superar os 30°C em diversos estados do país.
Temperaturas de até 36°C se formam no interior do país
Em praticamente toda a região Centro-Oeste, os termômetros já atingem valores acima dos 30°C durante a tarde. Ainda assim, haverá uma elevação das temperaturas ao longo dos próximos dias. Na quinta-feira (08), existe a possibilidade de temperaturas de até 36°C, especialmente no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso.

Na região Sudeste, temperaturas similarmente altas também ocorrerão no extremo norte e oeste de São Paulo - embora nas regiões mais próximas do litoral, inclusive na capital, as temperaturas permaneçam perto de 30°C e não subam muito mais do que isso.
No sul do Rio de Janeiro, no extremo norte de Minas Gerais e no Alto Paranaíba, as temperaturas máximas também chegam a valores entre 30°C e 35°C, especialmente entre quinta-feira (08) e sábado (10) - dias onde as temperaturas atingirão os maiores patamares durante o veranico desta semana.

Algumas das maiores anomalias de temperatura, no entanto, serão registradas na região Sul. Embora as temperaturas não atinjam valores tão altos, elas permanecerão muito acima da média para o mês de Maio, especialmente entre a quinta-feira (08) e a sexta-feira (09), como é possível observar nas imagens acima, chegando a valores entre 30°C e 34°.
Na sexta-feira (09), no entanto, uma frente fria e uma massa de ar frio começarão a avançar pelo Rio Grande do Sul e, até o final do sábado (10), terão feito as temperaturas caírem novamente no estado gaúcho e também em Santa Catarina e no Paraná. com máximas que caem para valores abaixo dos 20°C. As temperaturas também caem no Mato Grosso do Sul.

Enquanto a frente avança no fim de semana, no entanto, os demais estados do Sudeste e do Centro-Oeste continuarão registrando temperaturas mais altas, especialmente devido ao efeito chamado de pré-frontal - quando, antes da entrada de uma frente fria, o ar quente é comprimido e as temperaturas sobem consideravelmente.
Neste mesmo período de calor, além do calor, a Umidade Relativa do ar pode atingir valores abaixo dos 30% no Sudeste e o Centro-Oeste. Isso pode causar problemas de saúde como ressecamento da pele e das mucosas, irritação nos olhos e garganta, e sangramentos nasais.
Por isso, ao longo desta semana, tente beber bastante água, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais secas e quentes do dia (especialmente início da tarde), use hidratante para a pele e umidifique os ambientes de casa para reduzir os efeitos nocivos do tempo quente e seco