Nesta sexta-feira (26) chuvas atingem 16 estados, além do frio de inverno em 7 estados; confira a previsão

Chuva e temperaturas amenas. Precipitação afeta 16 estados do Brasil nesta sexta-feira (26), enquanto que o frio de inverno controla a elevação das temperaturas em 7 estados.

    A sexta-feira (26) será marcada pela presença de nebulosidade e pela possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia. Além disso, o frio persiste e impede a elevação acentuada das temperaturas máximas em algumas áreas do Brasil.

    Ao todo, 16 estados devem registrar chuva ou frio nesta sexta-feira (26). A previsão indica que, em 6 deles, os dois fenômenos irão ocorrer simultaneamente. Confira a lista dos estados afetados pelo frio e pela chuva:

    • Rio Grande do Sul (frio)
    • Santa Catarina (frio e chuva)
    • Paraná (frio e chuva)
    • São Paulo (frio e chuva)
    • Rio de Janeiro (frio e chuva)
    • Minas Gerais (frio e chuva)
    • Espírito Santo (frio e chuva)
    • Bahia (chuva)
    • Sergipe (chuva)
    • Alagoas (chuva)
    • Pernambuco (chuva)
    • Paraíba (chuva)
    • Rio Grande do Norte (chuva)
    • Amazonas (chuva)
    • Rondônia (chuva)
    • Pará (chuva)
    • Mato Grosso (chuva)

    A seguir, confira a previsão do tempo para a sua região e saiba se a sexta-feira (26) será marcada por chuva, frio ou pela combinação dos dois.

    Chuva e tempo instável nesta sexta-feira

    A madrugada de sexta-feira (26) terá tempo instável sobre a costa leste do Brasil, além de áreas da Região Norte e partes do Centro-Oeste. A intensidade das chuvas varia entre fraca e moderada nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Por outro lado, em áreas do Amazonas, norte do Mato Grosso, oeste do Pará e Rondônia, as chuvas vêm acompanhadas de descargas elétricas.

    No Nordeste, as chuvas afetam principalmente as capitais, com precipitações leves e garoa. Durante a manhã, as chuvas sobre o Sul e Sudeste perdem força e se espalham por municípios do leste do Paraná, nordeste de Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, além dos estados já citados anteriormente.

    Previsão de precipitação para as primeiras horas desta sexta-feira (26).
    Previsão de precipitação para as primeiras horas desta sexta-feira (26), segundo o modelo ECMWF.

    As capitais Salvador/BA, Maceió/AL, Aracaju/SE, Recife/PE e João Pessoa/PB têm previsão de tempo parcialmente nublado, com chances de chuvas de intensidade leve a moderada. Ainda durante a manhã, as precipitações permanecem concentradas no norte mato-grossense, Amazonas, Pará e Rondônia, aumentando os riscos de transtornos nessas regiões.

    No período da tarde, o tempo fica parcialmente nublado e mais estável sobre os estados do Sul e do Sudeste. Contudo, pancadas de chuva isoladas podem ocorrer no interior desses estados, mesmo com baixa probabilidade.

    Na costa do Nordeste, as chuvas perdem intensidade, ocorrendo apenas em pontos isolados, concentradas na faixa litorânea. Já na Região Norte, a precipitação ganha intensidade, com o Amazonas sendo o estado mais afetado, incluindo a faixa oeste do estado e a capital Manaus/AM.

    Precipitação acumulada entre hoje (25) e amanhã (26).
    Precipitação acumulada entre hoje (25) e amanhã (26).

    Ainda na Região Norte, os maiores acumulados desta sexta-feira estão previstos em Porto Velho/RO, com 37 mm, e em alguns pontos do Amazonas, superando os 50 mm. Nas demais áreas com previsão de chuva, os acumulados não devem ultrapassar 20 mm, como em Vitória/ES (16 mm) e Nova Friburgo/RJ (12 mm).

    Frio de inverno marca presença no Sul e Sudeste

    As temperaturas vão ficar amenas nesta sexta-feira (26) sobre o leste dos estados da Região Sul e também do Sudeste. Uma massa de ar frio ainda atua nas regiões, mas, com o passar das horas, o sistema perde força.

    Previsão de temperatura para a manhã de sexta-feira (26).
    Previsão de temperatura para a manhã de sexta-feira (26) mostra mínimas inferiores a 5°C na Serra Catarinense.

    Há possibilidade de geadas no amanhecer desta sexta-feira (26) sobre os pontos mais elevados da Região Sul. Na Serra Catarinense, a mínima fica próxima de 3°C. Sobre o restante do estado os termômetros variam entre 6°C e 10°C, o mesmo é previsto para o estado gaúcho. No Paraná, as mínimas ficam um pouco mais elevadas com áreas pontuais em que os termômetros ficam abaixo de 10°C.

    Em São Paulo e no Rio de Janeiro, manhã com temperatura amena em todo o estado, onde as mínimas variam entre 12°C e 14°C. Friozinho também no Sul de Minas Gerais, com os termômetros chegando a 7°C nos pontos mais elevados.

    A previsão indica que o calor permanecerá no interior dos estados, principalmente na porção oeste, próxima ao Paraguai, Argentina e estados do Centro-Oeste. Nesses locais, as temperaturas variam entre 25°C e 30°C. Por outro lado, as máximas ficam amenas no leste dos estados.

    Temperatura prevista para a tarde de sexta-feira (26).
    Temperatura prevista para a tarde de sexta-feira (26), segundo o modelo ECMWF.

    No Rio Grande do Sul, os termômetros não devem superar os 23°C em Novo Hamburgo/RS, enquanto, na capital Porto Alegre/RS, a máxima prevista é de 21°C. Em Santa Catarina e nas áreas mais altas do Paraná, a temperatura máxima varia entre 14°C e 17°C, com 19°C em Florianópolis/SC e 15°C em Curitiba/PR.

    Nos estados do Sudeste, a máxima chega aos 20°C no litoral paulista, enquanto, em São Paulo/SP, a temperatura não deve passar dos 19°C. O frio de inverno também aparece no sul de Minas Gerais, no leste mineiro e no Rio de Janeiro, com máximas entre 14°C (Petrópolis/RJ) e 22°C (Pouso Alegre/MG).