Nesta sexta-feira (26) chuvas atingem 16 estados, além do frio de inverno em 7 estados; confira a previsão

Chuva e temperaturas amenas. Precipitação afeta 16 estados do Brasil nesta sexta-feira (26), enquanto que o frio de inverno controla a elevação das temperaturas em 7 estados.
- Veja também: Ar frio avança e traz clima de inverno em parte do Sudeste e do Nordeste até o domingo (28); veja a previsão
A sexta-feira (26) será marcada pela presença de nebulosidade e pela possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia. Além disso, o frio persiste e impede a elevação acentuada das temperaturas máximas em algumas áreas do Brasil.
Ao todo, 16 estados devem registrar chuva ou frio nesta sexta-feira (26). A previsão indica que, em 6 deles, os dois fenômenos irão ocorrer simultaneamente. Confira a lista dos estados afetados pelo frio e pela chuva:
- Rio Grande do Sul (frio)
- Santa Catarina (frio e chuva)
- Paraná (frio e chuva)
- São Paulo (frio e chuva)
- Rio de Janeiro (frio e chuva)
- Minas Gerais (frio e chuva)
- Espírito Santo (frio e chuva)
- Bahia (chuva)
- Sergipe (chuva)
- Alagoas (chuva)
- Pernambuco (chuva)
- Paraíba (chuva)
- Rio Grande do Norte (chuva)
- Amazonas (chuva)
- Rondônia (chuva)
- Pará (chuva)
- Mato Grosso (chuva)
A seguir, confira a previsão do tempo para a sua região e saiba se a sexta-feira (26) será marcada por chuva, frio ou pela combinação dos dois.
Chuva e tempo instável nesta sexta-feira
A madrugada de sexta-feira (26) terá tempo instável sobre a costa leste do Brasil, além de áreas da Região Norte e partes do Centro-Oeste. A intensidade das chuvas varia entre fraca e moderada nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Por outro lado, em áreas do Amazonas, norte do Mato Grosso, oeste do Pará e Rondônia, as chuvas vêm acompanhadas de descargas elétricas.
No Nordeste, as chuvas afetam principalmente as capitais, com precipitações leves e garoa. Durante a manhã, as chuvas sobre o Sul e Sudeste perdem força e se espalham por municípios do leste do Paraná, nordeste de Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, além dos estados já citados anteriormente.

As capitais Salvador/BA, Maceió/AL, Aracaju/SE, Recife/PE e João Pessoa/PB têm previsão de tempo parcialmente nublado, com chances de chuvas de intensidade leve a moderada. Ainda durante a manhã, as precipitações permanecem concentradas no norte mato-grossense, Amazonas, Pará e Rondônia, aumentando os riscos de transtornos nessas regiões.
Na costa do Nordeste, as chuvas perdem intensidade, ocorrendo apenas em pontos isolados, concentradas na faixa litorânea. Já na Região Norte, a precipitação ganha intensidade, com o Amazonas sendo o estado mais afetado, incluindo a faixa oeste do estado e a capital Manaus/AM.

Ainda na Região Norte, os maiores acumulados desta sexta-feira estão previstos em Porto Velho/RO, com 37 mm, e em alguns pontos do Amazonas, superando os 50 mm. Nas demais áreas com previsão de chuva, os acumulados não devem ultrapassar 20 mm, como em Vitória/ES (16 mm) e Nova Friburgo/RJ (12 mm).
Frio de inverno marca presença no Sul e Sudeste
As temperaturas vão ficar amenas nesta sexta-feira (26) sobre o leste dos estados da Região Sul e também do Sudeste. Uma massa de ar frio ainda atua nas regiões, mas, com o passar das horas, o sistema perde força.

Há possibilidade de geadas no amanhecer desta sexta-feira (26) sobre os pontos mais elevados da Região Sul. Na Serra Catarinense, a mínima fica próxima de 3°C. Sobre o restante do estado os termômetros variam entre 6°C e 10°C, o mesmo é previsto para o estado gaúcho. No Paraná, as mínimas ficam um pouco mais elevadas com áreas pontuais em que os termômetros ficam abaixo de 10°C.
A previsão indica que o calor permanecerá no interior dos estados, principalmente na porção oeste, próxima ao Paraguai, Argentina e estados do Centro-Oeste. Nesses locais, as temperaturas variam entre 25°C e 30°C. Por outro lado, as máximas ficam amenas no leste dos estados.

No Rio Grande do Sul, os termômetros não devem superar os 23°C em Novo Hamburgo/RS, enquanto, na capital Porto Alegre/RS, a máxima prevista é de 21°C. Em Santa Catarina e nas áreas mais altas do Paraná, a temperatura máxima varia entre 14°C e 17°C, com 19°C em Florianópolis/SC e 15°C em Curitiba/PR.
Nos estados do Sudeste, a máxima chega aos 20°C no litoral paulista, enquanto, em São Paulo/SP, a temperatura não deve passar dos 19°C. O frio de inverno também aparece no sul de Minas Gerais, no leste mineiro e no Rio de Janeiro, com máximas entre 14°C (Petrópolis/RJ) e 22°C (Pouso Alegre/MG).