Nas próximas horas, tempestades severas podem atingir o RS, SC, PR e no MS

A formação de um ciclone extratropical aumenta as chances de tempestades severas e de transtornos nas próximas horas em áreas do RS, SC, PR e MS.

    Tempestade chega aos municípios da Região Sul nesta terça-feira (19).
    Tempestade chega aos municípios da Região Sul nesta terça-feira (19). Foto: Fernando Mainar.

    Um ciclone extratropical se formou ao longo desta segunda-feira (18) e início da madrugada de terça (19) entre a Argentina, Paraguai e o Uruguai. Neste momento o sistema se encontra sobre o extremo sul do Rio Grande do Sul e provoca chuvas na região.

    A frente fria que é proveniente do ciclone extratropical vai avançar nas próximas horas e traz a expectativa de tempestades severas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Há potencial para transtornos nos quatro estados.

    O sistema se desloca nas próximas horas para áreas do Brasil e aumenta os riscos de tempestades sobre grande parte da Região Sul e afeta áreas do Centro-Oeste. Confira a previsão do tempo com mais informações para esta terça-feira (19).

    Terça-feira com alerta de tempestades no RS

    Já no final da manhã de hoje (19), as chuvas mais fortes são previstas para o Rio Grande do Sul. No estado gaúcho, as primeiras áreas a registrarem precipitação ficam por conta do sudoeste e sul do estado. Os municípios de Uruguaiana/RS, Dom Pedrito/RS e Bagé/RS ficam em atenção devido aos riscos de tempo severo.

    Precipitação prevista para a noite de terça-feira (19) sobre o RS.
    Precipitação prevista para a noite de terça-feira (19) sobre o RS.

    No decorrer da tarde, a previsão indica que o sistema se espalha por áreas do oeste gaúcho, toda a região sul e diversos pontos da região central do estado. E, mesmo com o passar das horas a intensidade das chuvas continuam entre moderada e forte. O que já indica a possibilidade de gerar transtornos sobre estas áreas.

    Mas é durante a noite que as chuvas mais intensas devem ocorrer. A frente fria se organiza sobre o Rio Grande do Sul e começa a “varrer” o estado conforme avança. De acordo com o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com, chuvas com grandes intensidades começam a ocorrer no início da noite em áreas do oeste gaúcho.

    Probabilidade de chuva sobre o RS na noite de hoje (19).
    Probabilidade de precipitação sobre o RS na noite de hoje (19).

    À medida que a noite cai, o sistema ganha forma e força e segue avançando para outros municípios do Rio Grande do Sul. No final da noite, uma grande faixa de chuvas intensas é prevista desde Jaguarão/RS, passando por Santa Maria/RS e Cruz Alta/RS, até a divisa com Santa Catarina.

    Em toda essa faixa há risco de tempestades severas, com fortes rajadas de vento e possibilidade para queda de granizo, o que eleva o potencial para transtornos. Os maiores volumes desta terça-feira (19) ficam concentrados no sul do Rio Grande do Sul, com acumulados que superam os 30 mm em Uruguaiana/RS e os 20 em Santa Maria/RS e Alegrete/RS.

    Tempestades severas alcançam SC, PR e MS

    A frente fria não ficará restrita apenas ao Rio Grande do Sul. A terça-feira (19) será de tempo fechado em Santa Catarina, Paraná e no Mato Grosso do Sul. E pela manhã, chuva leve e garoa é prevista para o litoral de Santa Catarina e em pontos isolados do leste paranaense.

    Durante a tarde, o tempo permanece com muitas nuvens e em seu final e início da noite as chances de tempestades severas aumentam rapidamente com a chegada da frente fria. As chuvas começam pelo oeste e sul do Mato Grosso do Sul, onde os municípios próximos ao Paraguai registram chuvas intensas.

    Com a chegada do sistema frontal sobre o Mato Grosso do Sul e o avanço da frente fria sobre Santa Catarina e Paraná, uma grande área se encontra sobre os riscos de registrar transtornos com as fortes chuvas que estão previstas.

    Chuva prevista para a noite de terça-feira (19) sobre SC, PR e MS.
    Chuva prevista para a noite de terça-feira (19) sobre SC, PR e MS.

    Em Santa Catarina as atenções se voltam para o oeste do estado, em que durante a noite, o tempo severo marca presença na região. Há riscos de queda de granizo, fortes rajadas de vento. Grandes cidades catarinenses vão ficar atentas à mudança e a intensidade das chuvas, como Chapecó/SC e São Miguel do Oeste/SC.

    Não muito distante, o oeste paranaense também possui chances de registrar transtornos a partir desta noite de terça-feira (19). As chuvas vêm acompanhadas de descargas elétricas e queda de granizo. Atenção redobrada sobre cidades como Cascavel/PR, Marechal Rondon/PR e Toledo/PR.