Massa de ar frio continua afetando o Sul do Brasil com chuva e frio nesta sexta, 31; veja a previsão

A massa de ar polar que já vem afetando o Sul do Brasil vai continuar mantendo as temperaturas mais amenas na Região e com chuvas na parte leste nesta sexta-feira. Veja aqui os detalhes.

A massa de ar frio continua influenciando nas temperaturas da Região Sul do Brasil nesta sexta-feira (31), especialmente no Rio Grande do Sul.

O último dia de outubro será com persistência do frio e de chuvas no Sul do Brasil. A massa de ar polar que já estava afetando a Região vai continuar mantendo as temperaturas mais amenas nesta sexta-feira (31), com mínimas em torno dos 7°C e máximas de até 22°C em grande parte dos três estados. Também são esperadas chuvas de fraca intensidade no leste da Região.

Acompanhe abaixo os detalhes da previsão do tempo para a sexta-feira (31) na Região Sul.

Sexta-feira com chuva e friozinho na Região Sul

Os destaques do tempo nesta sexta-feira (31) no Sul do Brasil são chuvas fracas em parte da Região e temperaturas que continuam amenas devido à influência da massa de ar polar.

No período da manhã, há possibilidade de chuvas fracas e isoladas no centro-leste dos estados do Paraná e de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. A nebulosidade estará bem presente em grande parte da Região, com exceção do oeste gaúcho, onde devem ocorrer algumas aberturas de sol.

Durante a tarde de sexta-feira (31), a circulação dos ventos favorece o aumento da nebulosidade na Região Sul. A previsão é de céu com muitas nuvens nos três estados, e com chuvas fracas e isoladas nas porções centro-leste catarinense e paranaense e nordeste gaúcho.

Previsão de precipitação (em mm) para a tarde (15h) de sexta-feira (31) na Região Sul do Brasil, segundo o modelo europeu ECMWF.

No período da noite, as instabilidades enfraquecem e a nebulosidade reduz. Contudo, o céu ainda fica bem encoberto e com chuvas isoladas na faixa litorânea (e em áreas próximas) do Paraná e de Santa Catarina e no extremo nordeste do Rio Grande do Sul.

A massa de ar frio que já vem influenciando o tempo no Sul nos últimos dias, continua mantendo as temperaturas atípicas para esta época do ano na Região. A manhã de sexta-feira (31) será com temperaturas mais baixas e uma sensação de friozinho. Ao longo do dia elas ficam amenas e durante a noite haverá uma leve queda das temperaturas.

Temperaturas abaixo de 10°C podem ser registradas na Serra Catarinense na madrugada desta sexta-feira (31). Porém, elas não caem abaixo dos 5°C e não há previsão de ocorrência de geadas na Região Sul.

As temperaturas mínimas desta sexta-feira (31) variam entre 11°C e 18°C nos estados de Santa Catarina e do Paraná (18°C no noroeste do Paraná e no litoral catarinense). Contudo, elas podem ficar entre 7°C e 10°C na Serra catarinense e áreas próximas.

No Rio Grande do Sul, as temperaturas mínimas variam entre 10°C e 15°C, mas podem ficar em torno dos 8°C no extremo sul do estado.

Previsão de temperatura mínima (em °C) para sexta-feira (31) na Região Sul do Brasil, segundo o modelo europeu ECMWF.

As temperaturas máximas serão amenas durante a tarde, não passando dos 22°C em boa parte da Região Sul. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, elas podem chegar aos 25°C no oeste catarinense e no extremo norte gaúcho, porém, nas demais áreas destes estados elas variam entre 16°C e 22°C, com exceção das áreas mais elevadas, onde ficam um pouco mais baixas: entre 12°C e 15°C.

Já no Paraná, as temperaturas máximas variam entre 21°C e 26°C, podendo chegar a 28°C em áreas do noroeste. Em áreas do leste paranaense elas ficam um pouco mais amenas: entre 14°C e 17°C.

Previsão de temperatura máxima (em °C) para sexta-feira (31) na Região Sul do Brasil, segundo o modelo europeu ECMWF.

Nas capitais, as temperaturas mínimas e máximas desta sexta-feira (31), serão, respectivamente:

  • Porto Alegre: 14°C e 20°C
  • Florianópolis: 16°C e 21°C
  • Curitiba: 12°C e 23°C

Resumindo: embora o frio não seja extremo, o último dia do mês de outubro terminará com temperaturas abaixo da média no Sul do país, com máximas em torno dos 22°C em boa parte da Região.