Frio em novembro bate recordes no Brasil e continuará nos próximos dias

Esta semana, uma onda de frio incomum quebrou recordes em todo o Sul e Sudeste. Previsões indicam que a massa de ar frio continuará mantendo as temperaturas baixas - e fará também as chuvas cessarem, deixando o tempo aberto e seco.

Frio bate recordes no Brasil e continuará nos próximos dias
Uma massa de ar frio incomum quebrou recordes em todo o Sul e Sudeste e continuará mantendo as temperaturas baixas, fazendo também as chuvas cessarem.

Nesta última quarta-feira (02), o frio em São Paulo foi tão intenso que as temperaturas não subiram acima dos 15,4°C - fazia 23 anos que a capital não registrava uma máxima tão baixa no mês de Novembro.

O frio intenso não é comum nesta época do ano - normalmente, as temperaturas não caem tanto assim após Outubro. E de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, a sensação térmica foi de temperaturas ainda mais baixas, graças aos ventos e à chuva.

São Paulo, no entanto, não foi o único Estado atingido pelo frio. Outras partes do Sudeste, e especialmente do Sul, registraram temperaturas mínimas recordes.

No Rio Grande do Sul, a cidade de Santa Maria registrou a menor temperatura da história, enquanto outras cidades quebraram recordes anteriores à década de 80, com Campo Bom, Cruz Alta e Alegrete - Com valores próximos a 5 °C.

Já é de se imaginar, portanto, que geadas foram registradas em diversos locais, uma notícia péssima para os agricultores que já iniciaram a safra de verão e podem sofrer avarias em suas plantações.

Como se já não bastasse, não foram apenas as temperaturas e geadas que assustaram: Pela primeira vez na história, neve foi registrada em Novembro no Sul do Brasil, mais especificamente no Morro da Igreja, um fenômeno extraordinário para este período do ano.

Previsões indicam continuidade do frio nos próximos dias?

As previsões indicam que a massa de ar frio continua atuando no Sul e grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste ao longo dos próximos dias, mantendo o tempo frio e as anomalias de temperatura baixas.

Mapa de previsão de anomalias de temperatura para a madrugada de sexta-feira (04).
Mapa de previsão de anomalias de temperatura para a madrugada de sexta-feira (04) mostra, em cores azuis, que as temperaturas permanecem abaixo do normal na maior parte do país.

A massa de ar frio vai manter este padrão de temperaturas baixas no Sul e no Sudeste por pelo menos uma semana. As temperaturas voltarão a subir gradualmente só após a segunda-feira (07), mas a sensação térmica pode continuar baixa também ao longo da semana que vem.

Em São Paulo e em Curitiba, as mínimas se mantém por volta dos 10°C até o fim de semana. Entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as temperaturas ficam próximas dos 5°C, com leve risco de geada.

Devido à previsão de continuidade do frio, a prefeitura de São Paulo prorrogou a Operação Baixas Temperaturas (OBT) até 10 de Novembro. A decisão visa manter uma rede de busca, acolhimento e atendimento em tendas para pessoas em situação de rua durante as noites e madrugadas, fornecendo itens de alimentação, vacinas e cobertores.

Previsão indica tempo seco ou chuvoso nos próximos dias?

Felizmente, no entanto, a massa de ar seco deve fazer com que a chuva pare. A previsão indica tempo seco e firme em toda a região Sul. O tempo também permanece seco em praticamente todo o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e boa parte de Goiás.

Embora predominantemente secos, no Paraná e em São Paulo chuvas fracas podem ser registradas na região metropolitana e litorânea. Já no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, as chuvas ainda permanecem por mais alguns dias, embora não sejam esperados acumulados altos.

Mapa de previsão de precipitação acumulada até a manhã do Sábado (05).
Mapa de previsão de precipitação acumulada até a manhã do Sábado (05) indica que o tempo fica seco na maior parte do Sul, Centro-Oeste e também do Estado de São Paulo nos próximos dias.

Com tempo firme e aberto, o sol ajudará a fazer as temperaturas subirem gradualmente durante a tarde, trazendo um pequeno alívio para o frio intenso que está atingindo o país em pleno Novembro.

Lembrando que, caso você seja paulistano e queira realizar doações de bens e serviços para a OBT, pode entrar em contato, mencionando os detalhes da doação, através do seguinte e-mail: [email protected]