Ciclone e frente fria atuam no Brasil neste domingo: INMET emite alertas de chuva volumosa e vento intenso

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de chuva volumosa e ventos fortes para o centro-sul do país neste domingo. Confira as áreas que serão afetadas.
Mais informações: Ciclone ajuda a impulsionar ar polar pelo centro-sul do Brasil
Com a formação de um ciclone na altura do sul brasileiro e o avanço de sua frente fria pelo país, este domingo (29) será marcado por episódios de tempo severo em toda a região Sul, sendo que o estado mais impactado deve ser justamente o Rio Grande do Sul.
Grande parte do estado gaúcho (exceto o extremo sudeste e sudoeste do estado, em municípios mais próximos da divisa com o Uruguai) vão registrar chuvas muito intensas, com os acumulados mais altos sendo registrados ao norte do estado.

Além disso, a maior parte de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná também registrarão chuvas intensas que podem causar transtornos para a população, conforme a frente fria se desloca para norte ao longo do domingo (29).
Nas regiões afetadas, há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores. Além disso, os grandes volumes de chuva trazem alto risco de alagamentos severos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente no norte do Rio Grande do Sul.

Além das chuvas intensas, o ciclone e sua frente fria já estão causando uma intensificação nos ventos em praticamente todo o centro-sul do país, o que significa que há risco de rajadas fortes não só na região sul, como também no Sudeste.
Além das chuvas, há alertas para ventos muito fortes
Em toda a região afetada pelas tempestades, há também risco de ventos intensos de até 100 km/h que podem causar danos significativos. No litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, deve haver uma intensificação pronunciada dos ventos, com possibilidade de movimentação de duas de areia sobre construções na orla.

Além da área mencionada, o extremo nordeste de Santa Catarina, o leste do Paraná e todo o sul e leste do estado de São Paulo podem registrar rajadas de vento significativas, com risco de queda de galhos de árvores e de objetos altos, o que pode causar transtornos que vão além da região Sul.
Vale notar ainda que o sistema causará uma queda pronunciada das temperaturas ao longo dos próximos dias, abrangendo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás e até mesmo Rondônia, Acre e sul do Amazonas, ocasionando um raro episódio de friagem.