Chuvas intensas e tempestades pontuais deixam alertas em 7 estados nesta sexta-feira, 10; veja a previsão

O final da semana terá chuvas intensas e riscos de tempestades isoladas. O tempo fechado desta sexta-feira deixa 7 estados em alerta devido às chances de temporais.

    Após dias de tempo estável e muito calor, áreas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul estão registrando dias de céu fechado, com maior presença de nebulosidade e, em alguns casos, chuva leve ou pancadas isoladas.

    Neste momento, ventos úmidos provenientes do oceano Atlântico avançam sobre áreas do leste do Sudeste e, com isso, o excesso de umidade na atmosfera auxilia na manutenção das chuvas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Enquanto que em Minas Gerais, há manutenção de uma grande quantidade de nuvens.

    A instabilidade permanece ao longo desta sexta-feira (10), e os modelos de previsão do tempo indicam a possibilidade de chuvas intensas, com aumento do risco de tempestades em áreas São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Pará.

    No Centro-Oeste e no Norte do país, o aumento da umidade é provocado, em grande parte, pela presença da Floresta Amazônica. Além disso, a região é caracterizada por temperaturas elevadas, o que favorece a formação de nuvens convectivas, com maior potencial para tempestades.

    Riscos de tempestades no Sudeste e Centro-Oeste

    A sexta-feira (10) começa com pancadas de chuva previstas logo nas primeiras horas da manhã em áreas do norte, sul e leste de São Paulo, além da porção sul de Minas Gerais. Em alguns pontos de São Paulo, as chuvas serão intensas, inclusive no sul da capital paulista.

    Previsão de precipitação para a tarde desta sexta-feira (10).
    Previsão de precipitação para a tarde desta sexta-feira (10), segundo o modelo ECMWF.

    Chuvas mais fortes também estão previstas para o noroeste do Mato Grosso e região central do estado. Contudo, a previsão indica que os eventos serão isolados, apesar do tempo fechado em boa parte da região.

    No decorrer da tarde e noite, as chuvas avançam e se espalham por diversas áreas de São Paulo e Minas Gerais, além do Rio de Janeiro e Espírito Santo. No Centro-Oeste, os três estados da região têm previsão de chuva durante a tarde.

    Mapa de densidade de raios para a tarde desta sexta-feira (10).
    Mapa de densidade de raios para a tarde desta sexta-feira (10).

    Em São Paulo e Minas Gerais, há risco de chuvas intensas e aumento da possibilidade de tempestades isoladas. A previsão aponta para fortes pancadas em São Paulo/SP e na região de Campinas/SP. Já no início da noite, as chuvas mais fortes ocorrem no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, onde também há risco de tempestades.

    As tempestades se espalham ainda pelo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, mas não de forma generalizada, e sim pontual, atingindo principalmente o sul de Goiás, municípios do Mato Grosso do Sul e o norte do Mato Grosso. Em grande parte do Brasil há volumes disponíveis para chuvas moderadas.

    Previsão de água precipitável para o Brasil na tarde desta sexta-feira (10).
    Previsão de água precipitável para o Brasil na tarde desta sexta-feira (10).

    Os acumulados mais elevados devem se concentrar no leste de São Paulo e sul de Minas Gerais. No estado paulista, os volumes superam os 70 mm em áreas pontuais, enquanto que em Minas Gerais variam entre 10 e 35 mm. Confira a previsão para algumas capitais:

    • São Paulo/SP - 26,9 mm
    • Rio de Janeiro/RJ - 9,3 mm
    • Campo Grande/MS - 6,2 mm

    Com os riscos de tempestades, é importante tomar alguns cuidados: não se abrigar embaixo de árvores ou postes, evitar o uso de celular enquanto estiver carregando e procurar locais seguros durante os temporais.

    Chuvas afetam toda a Região Norte nesta sexta-feira

    O Norte do Brasil vem registrando acumulados de precipitação expressivos nos últimos dias. De acordo com algumas estações automáticas da região, há pontos em que os volumes acumulados em 72 horas ultrapassaram os 70 mm.

    A sexta-feira (10) seguirá marcada pela forte presença de umidade, nebulosidade e, claro, chuvas espalhadas por todos os estados da região. Durante a manhã, as precipitações se concentram no extremo sudoeste do Amazonas e em Rondônia, com riscos de tempestades.

    Precipitação acumulada prevista entre quinta (9) e sexta-feira (10).
    Precipitação acumulada prevista entre quinta (9) e sexta-feira (10).

    No período da tarde, as chuvas se espalham e passam a afetar também o Pará, Tocantins, Amapá e Roraima. Os maiores acumulados devem ocorrer em áreas do Pará, próximas à divisa com o Amazonas, e no oeste do Tocantins, onde os volumes ficam entre 20 e 30 mm.