Chuvas continuam no Centro-Sul do país

A última semana do mês segue chuvosa na Região Sul e em parte dos estados de SP e do MS. No restante do país o predomínio é de tempo seco com chuva ocorrendo apenas no litoral do Nordeste.

Atmosfera se mantém instável no Centro-Sul do país nos próximos dias.

A frente fria que provocou chuva no Sul do Brasil, já se encontra bastante afastada no oceano e não influencia nas condições do tempo. No entanto, uma área de baixa pressão esta em processo de formação sobre os estado do RS e de SC e provocou chuva com trovoadas sobre o território gaúcho nesta madrugada e início de manhã.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (25), uma área de baixa pressão se forma próximo a costa dos estados do RS e de SC, intensificando as chuvas na parte da manhã sobre o norte e leste gaúchos, e meio oeste e sul de SC. No PR a chuva ocorre de forma mais moderada no oeste sul do estado. No decorrer do dia esse sistema se desloca para o oceano dando origem a uma frente fria, que se mantém na altura de SC. A partir da tarde a chuva perde intensidade em toda Região Sul, mas ainda ocorre entre o norte gaúcho e a metade sul do PR.

Na terça-feira (26) a sensação de frio aumenta devido à incursão de uma massa de ar polar sobre o RS. A frente fria já se encontra afastada no oceano, mas ainda contribui para a manutenção de uma atmosfera mais instável sobre o sul do MS, metade sul de SP e sobre os estado de SC e do PR.

Na parte da manhã há previsão de chuva moderada sobre o norte e litoral norte de SC, e metade sul do PR. No decorrer do dia as instabilidades se espalham para as demais regiões do território catarinense e passa a chover de moderada a forte intensidade até a noite e madrugada, na qual são previstos temporais entre o norte de SC e o sul do PR, incluindo a porção oeste desses estados.

Na quarta-feira (27), a chuva continua a ocorrer de moderada a forte intensidade sobre SC e o PR pela manhã. A partir da tarde as instabilidades perdem força e a chuva diminui gradativamente até a noite, quando não há mais previsão de chuva. No entanto, na madrugada de quinta-feira (28), novas instabilidades se formam sobre o Paraguai e avançam em direção ao PR, contribuindo para o retorno das chuvas em boa parte da Região Sul.

Já nos estados de SP e do MS, há bastante formação de nuvens médias e altas, sem previsão de chuva. No entanto, o que chama a atenção é o aumento da temperatura e da sensação de calor, que ocorrem devido à atuação dos ventos de norte.