Após ciclone, Sul do Brasil fica em alerta para nova frente fria; confira a previsão

Após a passagem da frente fria que está atuando sobre a região Sul neste momento, uma nova frente fria já se formará e trará chuvas intensas para RS, SC e PR no final de semana, causando transtornos para a população.

Entre essa terça-feira (19) e a quarta-feira (20), uma frente fria estará passando pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também Paraná, causando chuvas e, na sequência, uma queda nas temperaturas, com mínimas abaixo dos 10°C em grande parte dos municípios.

Na quinta-feira (21), o sistema já terá se afastado para o oceano, como é possível observar no vídeo acima - mas o sul do país não terá uma trégua duradoura. Já entre o final da quinta-feira (21) e a sexta-feira (22), uma nova frente fria começa a avançar pelo Rio Grande do Sul.

Nova frente fria avança na sexta-feira

Especialmente na manhã da sexta-feira (22), muita nebulosidade e chuva voltam a se formar no estado gaúcho como parte da formação de uma nova frente fria, que avançará pela região Sul do Brasil nos dias seguintes.

Previsão de probabilidade de chuva na sexta-feira durante a manhã.
Previsão de probabilidade de chuva na sexta-feira durante a manhã mostra chuvas se formando em todo o Rio Grande do Sul e no Uruguai devido à passagem de uma nova frente fria.

A frente se solidifica ao longo da sexta-feira e, no sábado (23), estará mais bem definida. em ambos os dias, o sistema estará atuando majoritariamente sobre o Rio Grande do Sul, causando chuvas volumosas sobre o estado e transtornos.

As tempestades trazem risco de alagamentos, enchentes em rios e deslizamentos de terra em encostas e áreas de risco, graças aos altos volumes de chuva; além de cortes no fornecimento de energia elétrica e queda de galhos de árvores devido aos ventos intensos. Também há possibilidade de granizo.

No início do domingo (24), o sistema avança e começa a atingir também Santa Catarina (especialmente o oeste, sul e a região serrana do estado) e o Paraná (especialmente oeste, sudoeste e centro-sul paranaenses), além de continuar causando chuvas no norte do Rio Grande do Sul.

Previsão de nebulosidade e chuva no início do domingo.
Previsão de nebulosidade e chuva no início do domingo mostra sistema avançando mais e chegando a Santa Catarina e Paraná, onde também causará chuvas intensas e transtornos.

Ao todo, os acumulados totais de chuva da semana ultrapassam os 100 mm em vários municípios da região afetada, e no Rio Grande do Sul podem chegar perto dos 200 mm de chuva, o que certamente causará transtornos para a população, como alagamentos e enchentes, ao longo do próximo final de semana.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva ilustra regiões mais afetadas pela frente fria entre a sexta-feira e o domingo, com destaque para os altos volumes de chuva no Rio Grande do Sul.

Entre o sábado e o domingo, após a passagem da chuva, uma massa de ar frio também avança pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná - embora o extremo norte do estado Paranense continue registrando temperaturas mais altas que o normal.

Na madrugada do domingo (24), as temperaturas mínimas em diversos municípios do Rio Grande do Sul podem ficar abaixo dos 4°C, originando geadas pontuais. Em Santa Catarina, as chances de ocorrência de geada são menores, mas podem ocorrer na região da serra catarinense. Não há previsão de geadas no Paraná.

Previsão de anomalia de temperaturas em 850 hPa no domingo de manhã.
Previsão de anomalia de temperaturas em 850 hPa no domingo de manhã mostra uma nova massa de ar frio avançando pelo sul do Brasil, com risco de geadas no RS e região serrana de SC.

O sistema permanecerá relativamente estacionário ao longo da semana que vem. Previsões indicam que a frente continuará causando chuvas entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná entre a segunda-feira (25) e a quinta-feira (28), quando as chuvas vão finalmente se dissipar e a frente fria deixará de atuar no país.