Alertas de chuvas intensas e tempestades continuam para 17 estados nesta terça, 3; confira a previsão

As instabilidades vão continuar no início deste mês de fevereiro. Nesta terça-feira, há previsão de chuvas intensas e de tempestades espalhadas por 17 estados do Brasil deixando-os em alerta laranja.
O segundo mês de 2026 começou com tempo fechado e nuvens carregadas sobre grande parte do Brasil. As instabilidades dominam o território brasileiro na tarde desta segunda-feira (2) e permanecem atuando ao longo de toda a terça-feira (3).
Diante do potencial para chuvas intensas e tempestades, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas amarelo e laranja para diversos estados brasileiros. Confira a lista dos estados sob alerta laranja:
Tempestades
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- Minas Gerais
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Tocantins
- Bahia (oeste baiano)
- Maranhão (extremo sul)
- Piauí (extremo sul)
Chuvas intensas
- Rondônia
- Amazonas
- Pará
- Tocantins
- Maranhão
- Piauí
A presença de um corredor de umidade vindo da porção norte da América do Sul eleva significativamente os níveis de vapor d’água na atmosfera, mantendo o tempo fechado por longos períodos. Esse padrão favorece chuvas persistentes, além de aumentar o risco de tempestades.

Veja, a seguir com mais informações e detalhes, a previsão do tempo para esta terça-feira (3).
Centro-sul do Brasil e parte do Nordeste com risco de tempestades
A terça-feira (3) começa com céu encoberto e nuvens carregadas espalhadas pelo centro-sul do Brasil. Ainda durante a madrugada, há previsão de chuvas intensas sobre o centro do Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e norte do Paraná. Nas demais áreas do país, as chuvas ocorrem de forma pontual e fraca.

Ao longo da manhã, as instabilidades ganham força com o transporte de umidade da Região Norte em direção ao Sul e Sudeste. As chuvas passam a ocorrer de forma generalizada em São Paulo, enquanto permanecem mais localizadas no Paraná e no Mato Grosso do Sul.
A partir do final da manhã e durante a tarde, as chuvas se intensificam e se espalham pelos demais estados do centro-sul do país. Grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste permanece em alerta para chuvas intensas e tempestades.

No oeste da Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí, também há previsão de chuvas fortes ao longo da tarde.As instabilidades persistem durante a noite desta terça-feira (3).
Até lá, o potencial para transtornos e prejuízos segue elevado em várias áreas do Brasil. A atenção deve ser redobrada em regiões de risco, especialmente onde há maior possibilidade de alagamentos e enxurradas. As chuvas devem vir acompanhadas de descargas elétricas.

De acordo com o modelo de confiança da Meteored, os acumulados de precipitação desta terça (3) podem superar os 100 mm no noroeste do Mato Grosso do Sul e atingir até 150 mm no Triângulo Mineiro, deixando diversos municípios em alerta.
Chuvas intensas afetam o centro-norte do Brasil
Ainda nesta terça-feira (3), há previsão de chuvas intensas sobre o Mato Grosso, parte da Região Norte e do Nordeste do Brasil. Além dos riscos de tempestades no oeste da Bahia e no extremo sul do Piauí e do Maranhão, também há alertas para chuvas fortes no interior desses estados, além de áreas pontuais de Pernambuco e do Ceará.

A primeira metade do dia será marcada pela presença de nuvens carregadas sobre o Mato Grosso e grande parte da Região Norte. O sol pode aparecer em alguns momentos, deixando o tempo mais abafado e favorecendo a formação de nuvens de tempestade.
Durante a tarde, com a elevação das temperaturas e a grande presença de umidade, as instabilidades ganham força sobre o Mato Grosso, Rondônia, parte do Amazonas e o sul do Pará. As chuvas mais intensas devem se concentrar sobre o Tocantins e a Bahia.

Com a chegada da noite, as instabilidades começam a perder força, mas ainda há previsão de pancadas mais fortes em pontos do interior de Pernambuco e do Ceará.