O período mestrual: inverno versus verão

Existe alguma relação entre a climatologia e a freqüência do seu período? Te contaremos as conclusões de um estudo publicado recentemente. Você vai se surpreender.

regla clima ovulación
Com maior presença de luz solar, é freqüente ovular mais.

Eu sempre fui daquelas pessoas que pensavam que o tempo passava mais rápido no verão por me divertir tanto, e que por isso tinha a sensação de ter mais vezes a menstruação do habitual. Pois é, agora a ciência confirmou a minha percepção, porém de outra forma diferente da minha explicação, demonstrando que a climatologia é um fator relevante para ser considerado na duração do nosso ciclo menstrual.

Um estudo publicado na revista "Gynecol Endocrinol" determinou que é a presença ou ausência da luz solar é o fator chave que pode afetar a nossa ovulação, e conseqüentemente a duração dos nossos períodos.

Quanto mais luz solar, maior a frequência

O estudo se focou em investigar dados sobre os ciclos menstruais de 129 mulheres russas durante mais de um ano, entre 1999 e 2008. As variáveis investigadas - que incluíam níveis séricos de hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH) e prolactina, assim como o tamanho do folículo ovárico - buscavam controlar detalhadamente o processo natural de ovulação.

Os resultados concluíram que no verão vs. inverno, houve uma tendência ao aumento da secreção de FSH, um tamanho significativamente maior do folículo ovárico, e uma maior freqüência de ovulação (97% vs. 71%), resumindo, um ciclo menstrual mais curto (em 0.9 dias).

Além disso, em todas as estações, o aumento da luz solar 2-3 dias antes do suposto dia da ovulação - calculado a partir do ciclo menstrual médio - atingiu uma menor duração do ciclo menstrual.

Não se preocupe, se o seu período se atrasar no inverno

Outra conclusão relevante desta investigação, é que a sensação térmica, a pressão atmosférica e a fase lunar não foram fatores estatisticamente significativos.

Por consequência, no inverno a falta de luz solar poderia estar por trás de alguns dos atrasos do período menstrual. Agora já sabe, não se preocupe se sua menstruação não chegar pontualmente ao longo do outono /inverno; a culpa é do clima...