Por que o som da água e dos sinos de vento podem nos acalmar em momentos de estresse?

O barulho da cidade, as obras ao lado da sua casa ou o toque constante do telefone no escritório vizinho podem ser muito estressantes. Ouvir os sons da natureza pode nos ajudar a relaxar.

oceano, mar
Especialistas dizem que a cor azul-esverdeada por si só já pode nos acalmar.
Anna Poth
Anna Poth Meteored Alemanha 4 min

Vários estudos realizados na Europa e nos Estados Unidos mostram que nossos níveis de cortisol diminuem assim que nos aproximamos de um corpo d'água, do mar ou de um rio.

A água traz calma ao nosso corpo

O som da água corrente nos ajuda a relaxar. Dos pontos de vista biológico e psicológico, existem várias explicações para esse efeito.

Para todos os seres vivos, a água é a fonte mais importante de vida. Precisamos de água em todos os aspectos da vida. A vida na Terra se originou exclusivamente através da água. A água garante a nossa sobrevivência.

Os assentamentos dos nossos ancestrais e das populações indígenas do nosso planeta estavam, e ainda estão, localizados ao longo de rios e costas. Portanto, essas influências primitivas podem ter sido enraizadas em nosso subconsciente desde a mais tenra idade.

Os efeitos psicológicos são definitivamente positivos

Água corrente também pode ter efeitos psicológicos positivos. O som recorrente ajuda nosso cérebro a relaxar e encontrar paz. Olhar para a água também nos ajuda a retornar ao presente e a nos livrar do estresse.

aves, mar
Passar tempo na natureza também nos ajuda a reduzir o estresse.

A cor azul-esverdeada intensifica ainda mais esse efeito. As cores azul e verde têm um efeito calmante no nosso sistema nervoso. Sons naturais, como o canto dos pássaros, também podem contribuir para a calma. Por isso, muitos produtos de relaxamento, como kits de meditação, são enriquecidos com sons naturais e aquáticos.

Ouvir música relaxante pode nos transportar para outros lugares

Algumas pessoas conseguem se transportar para um agradável oásis de calma. Além disso, os sons da natureza têm um efeito positivo na nossa percepção da dor. Sons e o contato com a natureza podem aliviar dores.

Pesquisas já mostram que visualizar imagens também pode reduzir o estresse. Pessoas que vivem ou trabalham em locais com acesso direto à água têm uma clara vantagem.

"A exposição regular à natureza é benéfica tanto para o corpo quanto para a mente, como mostram estudos desde a década de 1980. A frequência cardíaca e a pressão arterial diminuem, menos hormônios do estresse e mais endorfinas são produzidos, resultando em melhor sono, aumento do desempenho e da criatividade e maior equilíbrio", escreve o Standard.

O contato direto com a água e a natureza também pode nos ajudar a nos desconectar da rotina e recarregar as energias. Nadar descalço na praia, no oceano ou em um lago estimula o sistema nervoso autônomo e a circulação. A água fria nos revitaliza e nos reenergiza.

Referências da notícia

Der Standard.at (2025). Kein Blues am See: Warum wir uns am Wasser so wohlfühlen. Lifestyle. Gesundheit. Wissen und Gesellschaft.

GEO.de (2025). Balsam für die Seele: Warum uns Menschen die Nähe zum Wasser so guttut. Gesundheit. Wissen.