Por que é que os insetos são atraídos pela luz?

Em um dia quente de verão, se você acender uma luz em uma área externa, provavelmente verá muitos insetos sendo atraídos até ela. E sabe o porquê disso? Descubra aqui!

insetos; luz artificial
Ao que parece, os insetos são atraídos pelas luzes artificiais pois acham que elas são a Lua.

Cientistas do Imperial College London descobriram que os insetos se aproximam de luzes artificiais não por que são atraídos pelo brilho, mas por outro motivo. Eles afirmam que a luz interage com a parte do cérebro dos insetos que os ajuda a voar.

Até agora, se pensava que os insetos usavam a luz da lua para identificar o caminho por onde andar/voar, e eram atraídos pelas luzes artificiais, que pensavam ser a Lua. Porém, isto não explica porque os insetos que voam só durante o dia também agem desta forma.

Os resultados de um estudo feito pelos pesquisadores do Imperial College, de Londres, sugerem que "as luzes artificiais podem apenas 'prender' os insetos que passam, em vez de os atraírem diretamente de mais longe".

Como os pesquisadores descobriram que os cérebros dos insetos são confundidos pelas luzes?

Os pesquisadores filmaram uma série de insetos no período noturno, utilizando uma câmara de alta velocidade para acompanhar seus movimentos ao redor das luzes.

Nas filmagens, eles notaram três coisas:

  • Quando os insetos sobrevoam por cima das luzes, muitas vezes viram-se de cabeça para baixo, o que os faz cair no ar;
  • Quando voam por baixo das luzes, começam a fazer "loopings" (voltas contínuas) e, se o ângulo desses giros for muito grande, eles também caem;
  • Quando ficam voando ao lado das luzes, começam a fazer círculos em volta delas.
youtube video id=Ul9HIX9YBbM

Fatos interessantes sobre os insetos:

  • As moscas da fruta foram os primeiros seres vivos a ser enviados para o espaço;
  • Cerca de um terço dos insetos são carnívoros, o que significa que comem carne em vez de plantas, e muitos deles caçam;
  • Algumas borboletas podem mudar a sua aparência para se parecerem com insetos menos saborosos, a fim de evitarem ser pegas por predadores.

Nos três comportamentos que os cientistas registraram, observou-se uma coisa em comum: os insetos estavam sempre de costas para as luzes. Por este motivo, os pesquisadores acreditam que as luzes artificiais desencadeiam aquilo que se chama 'resposta à luz dorsal', que é uma forma rápida dos insetos perceberem qual é o caminho para voar para cima, pois, mesmo à noite, a metade mais brilhante do seu campo de visão estará provavelmente virada para cima e talvez será por isso que as luzes artificiais podem confundir os insetos.

Como os cientistas testaram a sua teoria?

Para testar a teoria, os cientistas utilizaram uma simulação de modelos para prever o que aconteceria aos insetos se a sua resposta à luz dorsal sofresse interferências. Nesta simulação, tudo indicou que os insetos se comportariam exatamente da mesma forma como aqueles filmados por câmeras.

O estudo confirma a atração dos insetos às luzes artificiais a distâncias curtas, contudo, não se pode afirmar que o mesmo não aconteça quando a distância é maior.

O estudo analisou apenas os insetos que interagem com a luz a poucos metros de distância; portanto, não pode ser afirmado com certeza que não há atração pela luz a longas distâncias, embora se pense que seja assim.

As luzes artificiais podem ser bastante prejudiciais para os insetos e há quem acredite que estão contribuindo para o declínio das populações de certas espécies; por isso os cientistas esperam que a sua pesquisa possa ajudar nesta questão.