Um passo para a cura do câncer: estudo inicial apontam pequena molécula promissora no tratamento de cânceres sólidos

Ainda em estágios muito iniciais de pesquisa, cientistas desenvolveram uma pequena molécula, denominada de AOH1996, capaz de induzir a morte celular de 70 tipos de cânceres sólidos avaliados pelo estudo.

cura cancêr
Pequena molécula (AOH1996), ainda em fase experimental, foi capaz de induzir a morte celular de 70 tipos de cânceres sólidos estudados.

Pesquisadores de uma das maiores organizações para o tratamento e pesquisa sobre câncer dos Estados Unidos (City of Hope) compartilharam os dados iniciais de sua pesquisa sobre a possível ação de uma pequena molécula na indução da morte celular de cânceres sólidos.

A molécula

A molécula denominada AOH1996 tem como alvo a inibição do Antígeno Nuclear de Proliferação Celular (PCNA, sigla em inglês), o qual é essencial para a célula reparar o seu material genético (o DNA), em uma situação de dano, e também parece participar da regulação do ciclo celular, segundo um artigo da revista científica Cell.

Segundo dados desse estudo, as células cancerígenas após o tratamento com AOH1996 reduzem seu número, a partir da estimulação da apoptose, um processo essencial envolvido na programação da morte celular.

O mecanismo

Segundo a reportagem do News Medical, a molécula induz seu efeito seletivo a partir da interrupção do ciclo celular, um conjunto de processos internos da célula que regula o surgimento de novas células, ou divisão celular.

Ele visa algo chamado conflitos de replicação de transcrição, que ocorrem quando os mecanismos responsáveis pela expressão do gene e pela duplicação do genoma colidem.

O processo de surgimento de uma célula cancerígena envolve alterações no material genético dessa célula que, após processos de divisão, podem ser passadas para as "células-filha". A molécula poderia ser capaz de impedir a cópia do DNA alterado, bem como a divisão por parte dessas células, segundo a reportagem do News Medical.

O estudo

O estudo pré-clínico avaliou mais de 70 tipos de linhagens de células cancerígenas e células não-cancerígenas, expondo essas células à AOH1996 para observar seus possíveis efeitos. Felizmente, a molécula apresentou um efeito seletivo sobre células cancerígenas, poupando as células não cancerígenas.

Apesar dos resultados serem promissores, uma vez que quimioterápicos atualmente podem trazer efeitos colaterais para o paciente, é crucial investigar, em estudos clínicos, como essa molécula vai se desempenhar em um organismo complexo, fora do contexto de laboratório.

Próximos passos

Atualmente, os cientistas buscam avançar os estudos para confirmar esses dados em contextos mais complexos, segundo a página News Medical.

Enquanto os cientistas continuam a investigar os mecanismos fundamentais que fazem essa pílula anti-câncer funcionar em modelos animais, eles observam que há um ensaio clínico de Fase 1 em andamento testando a terapêutica desenvolvida pela City of Hope em humanos.