Aumento global da resistência aos antibióticos está ligado à poluição atmosférica

Fora os danos conhecidos que a má qualidade do ar já causa à nossa saúde, este novo estudo reforça a defesa da redução dos níveis de poluição na Terra. Descubra os detalhes impressionantes.

Mulher doente deitada no sofá e mesa com antibióticos
Existe uma partícula que respiramos que pode abrigar genes resistentes aos antibióticos.

A resistência aos antibióticos é uma ameaça crescente à saúde global. Em 2019, causou mais de 1,27 milhões de mortes em todo o mundo e prevê-se que a resistência antimicrobiana, incluindo a resistência bacteriana aos antibióticos, poderá contribuir para 10 milhões de mortes por ano até 2050.

Considerando a publicação do site Phys.org, baseada no estudo "Association between particulate matter PM2,5 air pollution and clinical antibiotic resistance: a global analysis", o uso indevido e excessivo de antibióticos tem contribuído para o surgimento de bactérias que abrigam genes que lhes permitem resistir ao poder letal dos antibióticos. O resultado são infecções muito mais difíceis de tratar.

Somado a isso, a resistência aos antibióticos se espalha entre os seres humanos, principalmente, através de alimentos ou água contaminados. Mas o estudo mencionado sugere que esta não é a única forma de propagação de bactérias resistentes.

Segundo investigadores do Reino Unido e da China, a poluição atmosférica pode ser um fator-chave na propagação da resistência aos antibióticos. Vale ressaltar que este é o primeiro estudo que busca estimar de forma abrangente a ligação entre o aumento da resistência aos antibióticos e a poluição do ar em todo o mundo.

Qual é o contaminante que aumenta a resistência aos antibióticos?

O estudo analisou resultados de pesquisas anteriores, que observaram padrões de propagação da resistência aos antibióticos no ar ao longo de quase duas décadas. Especificamente, analisaram 12 estudos realizados em 116 países, incluindo Estados Unidos, Austrália, Índia, China e Reino Unido.

Dentro do estudo foi analisado o tipo de poluente atmosférico mais perigoso, ou seja, o Material Particulado 2,5 (MP2,5). São partículas que possuem diâmetro igual ou superior a 2,5 micrômetros, tamanho equivalente a 3% do diâmetro de um fio de cabelo humano. Portanto, o MP2,5 não pode ser visto a olho nu, mas é facilmente inalado sem perceber.

gráfico de resistência a antibióticos
Diagrama das vias de propagação da resistência aos antibióticos. Fonte: Zhou et al. (2023).

Através desta investigação, foi relatado que os níveis mais elevados de resistência aos antibióticos foram observados no norte da África e oeste da Ásia. Além disso, essas regiões apresentavam níveis mais graves de contaminação por MP2,5. Em comparação, a América do Norte e a Europa, que apresentavam os níveis médios mais baixos para este tipo de contaminante, também apresentavam níveis mais baixos de resistência aos antibióticos.

Cada aumento de 10% na concentração de MP2,5 foi associado a um aumento global de 1,1% na resistência aos antibióticos e a 43.654 mortes por infecções bacterianas resistentes aos antibióticos.

Outro resultado relevante é que mesmo um aumento de 1% no nível de MP2,5 em todas as regiões foi associado a um aumento na resistência de Klebsiella pneumoniae a múltiplos antibióticos, incluindo polimixinas, que são o último recurso dos antibióticos. Essa bactéria tende a se espalhar em hospitais e pode causar pneumonia, meningite e infecções do trato urinário. E, embora a Klebsiella não seja transmitida pelo ar, esta descoberta sugere que a poluição do ar pode facilitar a saída vitoriosa de bactérias resistentes e a sua propagação livre no ambiente.

Embora os autores não tenham mostrado nenhuma evidência de causalidade entre os fatores analisados, eles encontraram genes de resistência a antibióticos no DNA de bactérias sequenciadas em amostras de ar. Isto indica que o MP2,5 poderia facilitar a propagação de bactérias e genes resistentes a antibióticos através de viagens aéreas.

Mais argumentos científicos para erradicar a poluição do ar

Estudos anteriores demonstraram que a poluição atmosférica é um fator de risco para a tuberculose, cuja bactéria (Mycobacterium tuberculosis) desenvolveu resistência a múltiplos antibióticos. Por exemplo, uma investigação realizada em Hong Kong descobriu que os aumentos nas concentrações de MP2,5 durante o inverno estavam associados a um aumento de 3% no número de casos de tuberculose na primavera e no verão seguintes.

As alterações ambientais causadas pela poluição do ar, o aumento da temperatura e da umidade também podem facilitar o desenvolvimento de bactérias resistentes. Mas, novamente, será relevante que os investigadores realizem estudos para determinar se este é o caso.

Mulher deitada com depressão
A poluição do ar não só promove doenças respiratórias, como também é capaz de influenciar a saúde mental.

Além disso, é imperativo que o papel de outros fatores que podem contribuir para a resistência aos antibióticos seja mais explorado. Exemplos disso são a exposição a poluentes, os alimentos que comemos, o uso de antibióticos para animais e os desastres ambientais.

Ainda não está definido exatamente como a poluição atmosférica ajuda a espalhar a resistência aos antibióticos, mas a ligação entre as duas variáveis é clara. Este tipo de poluição também está ligado a uma variedade de outras condições de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, asma, má função pulmonar e aumento do risco de depressão.