Assim é a aparência do pôr do sol em diferentes planetas e luas, de acordo com a NASA

A NASA nos mostra, através de excelentes simulações, como seria estar observando o pôr do sol em outros planetas do sistema solar. Prepare-se para se teletransportar para outros mundos com esses vídeos.

Esta é a aparência do pôr do sol em diferentes planetas, de acordo com a NASA
Esta é a aparência do pôr do sol em diferentes planetas, de acordo com a NASA. Fonte: NASA.

Assistir ao pôr do sol costuma ser um dos melhores momentos que a natureza pode nos proporcionar, beira o mágico quando a vista do horizonte começa a mudar de cor, e tudo ao redor é banhado por uma luz muito quente e particular.

Na verdade, os fotógrafos ficam fascinados por trabalhar nessa hora do dia tirando fotos com luz natural, chamam esse período de “Golden Hour”: a hora de ouro.

O Dr. Gerônimo Villanueva, um cientista planetário que trabalha para a NASA criou oito simulações nas quais é possível ver como é o pôr do sol em seis planetas diferentes.

Você já conhece o pôr do sol no planeta Terra, mas o Dr. Villanueva, cientista planetário do Centro de Vôo Espacial Goddard da NASA, tenta nos levar muito mais longe, criou uma simulação na qual podemos ver como seriam os pores do sol em diferentes planetas.

youtube video id=vrLfHv6sze0

Esse cientista nos traz, com um único clique, a possibilidade de ver o pôr do sol em outros planetas, como se realmente pudéssemos estar lá. Você ficará surpreso, pois em alguns casos o pôr do sol é completamente diferente do terrestre, pois depende tanto da distância do Sol quanto da composição de sua atmosfera.

Pôr do sol em Urano

Urano é o sétimo planeta a partir do Sol, 13 anéis e 27 luas foram identificados e só foi visitado pela Voyager 2. Esse planeta é um gigante de gelo, gelo fluido em um núcleo sólido, conforme especificado pela NASA. Tem a particularidade de rotacionar mais inclinado e na direção oposta à da maioria dos planetas.

Um ano em Urano equivale a 84 anos terrestres, mas o dia dura menos que na Terra: 17 horas e 14 minutos, então é preciso esperar menos tempo para ver um novo pôr do sol. Sua atmosfera é composta de metano (CH4), hidrôgeno (H2) e hélio (He), isso é fundamental para analisar o tipo de pôr do sol que ocorre ali.

urano
Cores foram adicionadas a esta imagem de Urano para mostrar as diferentes altitudes e espessuras das nuvens na atmosfera. Fonte: NASA

O pôr do sol em Urano é de um azul intenso, desbotando e tornando-se um azul mais claro devido à interação da luz solar com sua atmosfera. Lembremos que a luz do Sol é composta por todas as cores do arco-íris, portanto, ao atingir a atmosfera de Urano, neste caso, tão rica em metano, hidrogênio e hélio, absorve a porção vermelha do espectro visível. Por outro lado, as porções de verde e azul estão dispersas, fazendo com que o céu pareça mais azulado.

Pôr do sol em Marte

O pôr do sol simulado que talvez em um tempo não muito distante alguns seres humanos pudessem contemplar o pôr do sol marciano diretamente da superfície.

O planeta Marte é desértico, rochoso e frio, muitas vezes é chamado de “planeta vermelho” por causa do ferro oxidado na superfície. A água existe principalmente em sua poeira congelada e nuvens finas. Em algumas encostas marcianas, foram encontradas evidências de água líquida salgada. Marte experimenta estações, contém calotas polares, vulcões adormecidos, desfiladeiros, clima.

Recentemente, a sonda Mars Express descobriu extensas camadas de gelo, vários quilômetros abaixo do solo do equador marciano, e são mais profundas do que se pensava anteriormente.

O dia em Marte dura um pouco mais do que na Terra, cerca de 24,6 horas, mas um ano marciano equivale a 687 dias na Terra, ou quase o dobro do ano terrestre.

A atmosfera de Marte não é muito densa, é composta de dióxido de carbono (CO2), nitrôgeno (N) e argônio (Ar). O pôr do sol em Marte muda de marrom para azulado, porque as partículas de poeira deste planeta dispersam o azul de forma mais eficaz.

Pôr do sol em Vênus

Vênus é o planeta mais quente de todo o sistema solar apesar de estar localizado mais longe do Sol que Mercúrio, isso se deve à composição de sua atmosfera com gases de efeito estufa.

Rotaciona na direção oposta à da Terra e da maioria dos planetas, é pequeno e rochoso. Sua atmosfera é densa, composta por altas concentrações de dióxido de carbono (CO2), que causa o conhecido efeito estufa, e nuvens compostas de ácido sulfúrico (H₂SO₄), um pouco de água, cloro e ferro. A temperatura varia de -45°C a 500°C.

Venus
Planeta Vênus. Fonte: NASA/JPL-Caltech

Um dia em Vênus dura 243 dias terrestres, em uma suposição imaginária de que os humanos estão na superfície de Vênus com essas temperaturas e atmosfera, eles poderiam observar um pôr do sol a cada oito meses terrestres, um evento bastante especial. Mas tem outro detalhe, um ano em Vênus equivale a 225 dias terrestres, passa muito rápido. Isso significa que, em Vênus, um dia dura pouco mais que um ano!

Como as durações do dia e do ano são semelhantes, um dia em Vênus não é como um dia na Terra. Na Terra, o Sol nasce e se põe uma vez por dia, em Vênus o Sol nasce a cada 117 dias terrestres.

O pôr do sol fica com uma cor amarela brilhante e perde brilho até o cair da noite. Essa cor amarelada se deve à sua atmosfera: esses gases são responsáveis por dispersar eficazmente a luz amarela.

Pôr do sol em Titã

Titã é a maior lua de Saturno, tendo um diâmetro 50% maior que a Lua. Muitas vezes é descrito como um satélite semelhante a um planeta. É o único satélite conhecido por ter uma atmosfera significativa e o único objeto além da Terra no qual foram encontradas evidências claras de corpos líquidos estáveis na superfície.

Titã Saturno
Titã é a maior lua de Saturno. Créditos: foto tirada em agosto de 2009, NASA

A atmosfera de Titã é densa e opaca, de acordo com os dados disponíveis pode ser composta principalmente de nitrogênio, mas até 6% pode ser metano e compostos complexos de hidrocarbonetos.

A cor do pôr do sol é a mais intensa de todas as simuladas, dominada pelo dourado ou pelo amarelo forte.

Pôr do sol no exoplaneta TRAPPIST-1e

Dos planetas extrasolares TRAPPIST, conhecemos apenas as características da sua estrela anã vermelha e as distâncias dos planetas a ela. Embora isso nos diga o quão brilhante a estrela ficaria e com isso suas cores dominantes. Mas, na verdade, não sabemos nada sobre a composição da atmosfera de TRAPPIST-1e, ou mesmo se existe uma, o que poderia fazer uma diferença substancial no seu pôr do sol. Essa parte do vídeo é composta de mais suposições do que o resto.