A Terra está esquentando como se tivéssemos lançado 13,5 bombas em Hiroshima por segundo

A quantidade de calor adicional acumulada no nosso planeta aumentou dramaticamente nos últimos meses e os valores atingiram novos recordes. Saiba mais aqui!

oceanos, mudança climática, temperaturas
Os oceanos absorvem quase 90% do calor acumulado pelo planeta.

A Terra aqueceu rapidamente ao longo do último século, e especialmente nas últimas décadas, devido à atividade humana. O crescente efeito estufa está aquecendo a terra e o ar, mas a maior parte (cerca de 90%) irá aquecer os oceanos.

Os cientistas usam uma medida chamada “desequilíbrio energético da Terra” (EEI) para quantificar esse aquecimento.

A EEI representa a diferença entre a quantidade de radiação solar que atinge o planeta e a quantidade de radiação de ondas longas que irradia para o espaço. É expressa em watts por metro quadrado (W/m2) e é uma medida fundamental da mudança climática.

Atualmente, a EEI é positiva, o que significa que a Terra está acumulando mais energia do que libera, o que está causando o aquecimento global.

Na era pré-industrial, a EEI estava próxima de zero, o que significava que a Terra estava em equilíbrio energético. No entanto, desde a Revolução Industrial, ela tornou-se cada vez mais positiva. Isto se deve às atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, que liberam gases de efeito estufa na atmosfera. Os gases de efeito estufa retêm o calor, impedindo-o de retornar ao espaço.

Uma peculiaridade do índice EEI é que, além de reportar o acúmulo de energia da atmosfera, também faz algumas analogias para melhor compreender esses valores. E uma delas é a comparação com as bombas de Hiroshima. Os dados do CERES mostram que o acúmulo médio de calor nos últimos três anos foi de 1,66 W/m²; isso equivale a 13,5 bombas de Hiroshima de aquecimento global adicional por segundo.

A maioria das pessoas não tem ideia do que significam 10 zetajoules por ano (a quantidade de energia térmica absorvida por ano pela Terra). É por isso que se busca uma métrica de comparação, talvez um tanto imperfeita, mas que o público possa compreender. É relativamente fácil visualizar cinco bombas atômicas detonando a cada segundo e, consequentemente, compreender a grande quantidade de energia absorvida pelo sistema climático terrestre.

O CERES rastreia com precisão as mudanças no balanço de radiação da Terra com notável precisão e exatidão. Os dados CERES, combinados com outras fontes de dados que descrevem nuvens, aerossóis, precipitação e estados atmosféricos e oceânicos, fornecem as informações necessárias para compreender os processos subjacentes que afetam as mudanças na circulação atmosférica e oceânica num clima em mudança.

Onde está essa energia?

Um estudo denominado “Calor armazenado no sistema terrestre 1960-2020: para onde vai a energia?”, publicado este ano, mostra que o desequilíbrio energético da Terra continua a crescer e aumentou quase 50% nos últimos 14 anos, em comparação com a quantidade acumulada na última metade de uma década.

Além disso, constatou-se que 89% do calor foi direcionado para os nossos oceanos, enquanto o restante foi distribuído entre a terra (6%), o gelo (4%) e a atmosfera (1%). Notavelmente, entre 1987 e 2019, o aquecimento dos oceanos aumentou 450% em comparação com o período anterior.

O autor principal do artigo, Lijing Cheng, fez um cálculo chocante: a quantidade de calor os oceanos absorveram nos últimos 25 anos é equivalente a 3,6 bilhões de explosões como as das bombas atômicas de Hiroshima. Isto significa que temos lançado nos oceanos aproximadamente quatro bombas de Hiroshima por segundo durante o último quarto de século.

O calor acumulado nos oceanos da Terra durante os últimos 25 anos também equivale a que cada pessoa que vive atualmente na Terra tenha tido 35 micro-ondas juntos em funcionamento.

Os oceanos destacam-se como um indicador chave do verdadeiro impacto das mudanças climáticas, cobrindo aproximadamente três quartos da superfície da Terra e absorvendo a grande maioria do calor do planeta.