Você come um alimento que pegou rápido do chão, achando que não deu tempo de ele ser contaminado? Essa é a conhecida regra dos três segundos. Mas será que ela é válida mesmo ou é um mito? Veja o que diz a ciência.
Você come um alimento que pegou rápido do chão, achando que não deu tempo de ele ser contaminado? Essa é a conhecida regra dos três segundos. Mas será que ela é válida mesmo ou é um mito? Veja o que diz a ciência.
Pesquisadores americanos criaram um implante que usa Inteligência Artificial para restaurar a capacidade de falar. Um verdadeiro avanço científico, ainda experimental, mas que poderá dar retorno dentro de cinco a dez anos.
Usando dados de satélite e modelagem, um estudo determinou que diferenças na temperatura do solo estão ajudando as tempestades a durar mais e a gerar mais precipitação.
Há plantas que parecem saídas de uma história de ficção científica: elas secam, enrugam e parecem mortas, mas quando entram em contato com a água, elas revivem em questão de horas.
113 anos após o naufrágio do Titanic, uma reconstrução 3D inédita confirma algumas lendas e revela novas informações sobre as horas finais da tragédia mais famosa da navegação.
Pesquisadores transformaram uma proteína vegetal em uma guloseima que atua como uma defesa contra vírus respiratórios e orais. Isso pode ser uma estratégia útil para lidar com as baixas taxas de vacinação em alguns países.
Acredite ou não, a história da ciência está cheia de descobertas muito inesperadas. Da penicilina ao micro-ondas ou ao marca-passo. Mostraremos aqui oito descobertas que surgiram de acidentes ou erros de laboratório.
Um novo sistema de inteligência artificial desenvolvido por pesquisadores indianos promete revolucionar a citricultura ao diagnosticar doenças como greening e cancro com precisão quase perfeita, ajudando agricultores a evitar perdas e proteger suas lavouras.
Um estudo utilizou dados de áudio fornecidos pela população revelando que o canto das aves diminuiu significativamente em áreas de cobertura solar quase completa durante o eclipse total de 8 de abril de 2024.
Uma equipe suíça de pesquisadores conseguiu recriar em embriões de galinha uma estrutura muito semelhante à das penas primitivas dos dinossauros, revelando como a evolução reforçou esta característica fundamental das aves.
Um estudo recente mostrou que o volume de água adicionado aos oceanos devido ao derretimento do gelo associado às mudanças climáticas pode deslocar o Polo Norte em cerca de 30 metros para oeste até 2100.
A nova temporada de The Last of Us acerta ao mostrar fungos como uma ameaça crescente, e infelizmente muitos dos elementos apresentados na história possuem embasamento científico e podem se tornar realidade.