Muitos dos furacões e tempestades tropicais que passam pelo Atlântico têm um ciclo de vida bem conhecido, que se enquadra em um padrão de comportamento típico. Mas há exceções notáveis, que estão se tornando cada vez mais frequentes.
Muitos dos furacões e tempestades tropicais que passam pelo Atlântico têm um ciclo de vida bem conhecido, que se enquadra em um padrão de comportamento típico. Mas há exceções notáveis, que estão se tornando cada vez mais frequentes.
Os locais com mais raios do mundo estão todos em terra, embora o nosso planeta seja, na sua maioria, composto por oceanos. Este fato intrigou os cientistas durante muitos anos, mas agora acreditam ter encontrado uma explicação do porquê há menos raios no mar.
Que um dia todos nós iremos morrer, isso é fato! Mas este é um conhecimento que gera angústia e muitas perguntas. A ciência procura respostas e algumas descobertas – felizmente – não são tão aterrorizadora como se pensava.
Com a primavera chegando, temos uma mudança no padrão meteorológico sobre o Brasil, e alguns sistemas característicos da estação chuvosa podem começar a ocorrer. Você sabe quais são esses sistemas? Quando a estação chuvosa começa efetivamente?
Harpagornis, a extinta águia-de-Haast (Hieraaetus moorei), foi a maior ave de rapina que sobrevoou os céus. Tinha garras enormes, capazes de perfurar os ossos da sua presa e era muito maior do que a maior águia viva na atualidade. Conheça-a aqui!
Compostos criados por espécies marinhas, para se defenderem no mundo aquático, podem ser excelentes condutores para a produção de medicamentos que podem salvar vidas. Saiba mais aqui!
Em um mundo hiperconectado e altamente dependente da tecnologia e da eletricidade, uma tempestade solar como a de 1859 poderia causar uma catástrofe de proporções inimagináveis.
Quando estamos numa praia, é muito provável que tenhamos notado como há ondas de diferentes tipos, um tipo de ondulação que, mesmo com pouco vento, ondula a superfície da água e outro que depende da força do vento dominante. Vamos aprender a distingui-los.
O aumento da frequência das erupções vulcânicas pode reduzir consideravelmente a temperatura terrestre, além de ocasionar impactos de longo alcance que poderiam intensificar os problemas climáticos já existentes.
Dobras geológicas são formações visualmente incríveis resultantes do movimento de placas do continente. Confira dez dobras que estão entre as mais impressionantes do mundo.
A hibridação não é tão rara como se pensa, e é uma forma pela qual alguns animais conseguem resistir ao aquecimento global. Saiba mais sobre isto aqui!
Pensava-se que a Antártida Oriental era menos vulnerável ao aumento da temperatura global, será que isso mudou nas últimas décadas? Descubra algumas respostas científicas.