O fotógrafo Gabriel Zaparolli conseguiu fotografar o fenômeno na costa do Rio Grande do Sul, durante uma intensa tempestade em alto mar. Sprites são raríssimos e ainda pouco compreendidos pela ciência.
Ciência
Durante a história da humanidade, diversas guerras e batalhas foram travadas sob as mais diversas estratégias. Porém, em algumas delas, os resultados dependeram de fatores externos, como as condições meteorológicas!
Em um novo estudo, um paleontologista descreve uma nova espécie de baleia dentada que existiu há cerca de 28 milhões de anos atrás no Pacífico Norte e que pode ser o ancestral dos golfinhos de hoje. Saiba mais aqui!
A NASA publica três novos vídeos com o "som" das ondas de luz detectadas pelo observatório de raios-X Chandra, e pelos telescópios espaciais Spitzer, Hubble e Webb.
Imagine estar em um território e a apenas quatro quilômetros de distância poder ver outro país, outro continente e outro dia ao mesmo tempo. O melhor é que não é ficção: nas ilhas Diomedes vive-se este estranho acontecimento.
Pesquisadores analisaram décadas de dados e conseguiram estabelecer novos parâmetros para o clima espacial extremo, onde elétrons “assassinos” ejetados pelo sol são capazes de destruir satélites e outros equipamentos.
O buraco na camada de ozônio é um assunto que tem sido muito noticiado nos últimos anos. O que aconteceria se o ozônio desaparecesse completamente da nossa atmosfera? Um novo estudo científico traz essa resposta.
A tecnologia atual já permite imagens diretas de exoplanetas. Esse caminho iniciado poderia ser continuado em busca de vida inteligente no universo, por meio do uso de uma conhecida propriedade física da luz.
Uma pesquisa recente mostra que os furacões nos oceanos empurram o calor para mais fundo do que se imaginava, aumentando o aquecimento das águas profundas a longo prazo.
Um estudo confirmou que a poluição luminosa é uma ameaça real aos vaga-lumes, com risco de sua extinção. A presença da luz branca interfere no processo pelo qual os machos alcançam as fêmeas que usam o brilho verde de seus abdomens para atraí-los.
Segundo um estudo da Universidade de Londres, a masturbação é uma característica antiga dos primatas que aumenta o sucesso reprodutivo e ajuda a evitar infeções sexualmente transmissíveis. Saiba mais sobre este comportamento aqui!
Uma pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) encontrou uma alternativa sustentável para o isopor: painéis isolantes feitos a partir de folhas de buritizeiro da Amazônia.