Veneza e as mudanças climáticas, devemos visitá-la o quanto antes?

Dados os últimos eventos em Veneza com as sucessivas inundações, muitas pessoas consideram visitá-lo antes que seja impossível fazê-lo devido às mudanças climáticas. Estamos exagerando?

Veneza
Veneza pode ser inundada em alguns anos.

Muitos dos desejos para este 2020 que ouvimos no final do ano por celebridades e políticos estão relacionados às mudanças climáticas. A percepção é de que, de uma vez por todas, a conscientização se espalhou e todos sabem o que se deve travar. Até agora, apenas a população solicitou compromissos dos líderes, mas isso já mudou.

Nos últimos dois meses do ano passado, a palavra emergência foi associada às mudanças climáticas. A Cúpula de Madri tem sido amplamente responsável. Mas há algo que deve nos fazer refletir sobre aqueles que se dedicam à divulgação científica, bem como sobre toda a mídia em geral: o alarme criado. Isso é justificado? Parcialmente sim.

Um dos sinais de que esse foi o caso é o número de pessoas que comentam a urgência de se visitar Veneza antes que a mudança climática a faça desaparecer. Ou viajar para as ilhas do Pacífico antes que o aumento do nível do mar as apague do mapa. Ou ir esquiar agora que a neve é abundante, algo que não acontecerá em alguns anos devido ao aumento das temperaturas.

Devemos nos esforçar para visitar Veneza?

Primeiro de tudo, você precisa saber se a mudança climática é o principal culpado por algo como o que está acontecendo em Veneza. De fato, ele tem uma pequena parte da culpa, mas não todas. Podemos extrapolar isso para qualquer tipo de desastre que ocorra neste momento na natureza.

Este ano, os episódios de Acqua Alta foram mais intensos e duradouros do que nos anteriores. Os motivos que a causaram foram uma importante contribuição das chuvas dos rios que encheram ainda mais, um forte vento de sudeste que transportou mais água do mar em direção à costa, uma baixa pressão atmosférica e, como não, as marés típicas que ocorrem em todos os pontos marítimos devido ao efeito da lua.

Uma das consequências das mudanças climáticas é o aumento do nível do mar. Veneza é um dos pontos críticos e se encontra oficialmente a 1 metro de altitude. O sistema MOSE, para evitar inundações, ainda está em andamento e, de acordo com as previsões, deve aliviar dores de cabeça para os habitantes da região, embora para turistas seja uma atração.

Mas para a questão de saber se você tem que correr para visitar Veneza, a resposta é que não há necessidade. Pelo menos, não a veremos debaixo d'água. Sim, talvez mais episódios como Acqua Alta, mas não o seu desaparecimento total. É claro que em 2100 já poderia ser completamente inundado, de acordo com um estudo da Agência Nacional Italiana de Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (ENEA).

O que acontece com outros destinos no mundo

O mesmo que no caso de Veneza, que há a possibilidade de desaparecer mais cedo ou mais tarde, há o risco para outros locais que, devido à sua localização, podem sofrer seriamente os efeitos das mudanças climáticas. Na maioria dos casos, pode-se observar algumas alterações nesses destinos. As próximas gerações podem enfrentar o problema de alguns lugares desaparecerem.

Devemos lembrar de um caso recente, há alguns anos. Um grupo de ilhas no Pacífico desapareceu devido ao aumento do nível do mar: as ilhas de Kale, Rapita, Rehana, Kakatina e Zollies. No entanto, são mais um exemplo de não exclusividade das mudanças climáticas, com o desaparecimento também relacionado às ondas e à erosão.