Um redemoinho de luz cresceu em uma espiral gigante e perfeita sobre o Alasca

Um redemoinho etéreo de luz apareceu no céu noturno do Alasca, roubando as atenções de um espetáculo de auroras boreais. Porém, o bizarro objeto em forma de espiral não tem nada a ver com estas luzes polares.

espiral de luz;
Imagem ilustrativa do fenómeno ocorrido no céu sobre o Alasca.

O vórtice luminoso foi apenas o mais recente exemplo daquilo que os astrônomos apelidaram de "espirais SpaceX", que estão se tornando uma visão cada vez mais comum para os observadores de estrelas em todo o mundo.

Estas espirais formam-se quando o combustível de foguete, que é ejetado dos estágios superiores dos Falcons 9, fica congelado no espaço. Estes redemoinhos congelados refletem a luz do Sol na direção da Terra, o que os torna visíveis para os espectadores atônitos no solo.

O fenómeno

A espiral foi observada no céu do Alasca no dia 15 de abril, por volta da meia-noite, hora local, enquanto a aurora boreal, de um verde vibrante, já dançava no céu noturno, noticiou o Spaceweather.com. O estranho redemoinho foi filmado pelas câmaras do Poker Flat Research Range da Universidade do Alasca, perto de Fairbanks.

O vídeo mostra a espiral se formando a partir de um ponto brilhante inicial num enorme objeto em forma de galáxia, antes de se desvanecer gradualmente no nada. Esteve visível durante cerca de sete minutos.

youtube video id=Iw066x4MM2A

"Fiquei totalmente surpreendido e perplexo quando vi pela primeira vez uma luz brilhante distante vindo em minha direção a partir do horizonte norte", afirmou Todd Salat, um astrofotógrafo que captou uma imagem da espiral acima de Donnelly Dome, perto de Delta Junction. "No início pensei que era um avião a jato voando por entre algumas nuvens. Depois tomou a forma de espiral e cresceu rapidamente!"

A espiral era composta por combustível ejetado por um foguete Falcon 9 que foi lançado da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, cerca de três horas antes do aparecimento do redemoinho.

Espirais SpaceX

Nem todos os lançamentos de foguete SpaceX conduzem a uma espiral SpaceX. Muitos ocorrem sobre a vasta e vazia extensão do Oceano Pacífico, ou durante o dia, quando não são visíveis de todo. No entanto, as espirais tornaram-se mais comuns nos últimos anos, à medida que o número de lançamentos da SpaceX aumentou.

Em 18 de janeiro, uma espiral assustadoramente perfeita foi filmada sobre o Havaí pela câmare Subaru-Asahi Star, montada em Mauna Kea e operada pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão. A mesma câmara também observou outra espiral em abril de 2022.

Contudo, a SpaceX não é a única causa destes espetáculos de luz derivados de foguetes. Em abril de 2022, o combustível congelado de um foguete chinês criou um globo de luz giratório que também participou de um espetáculo de auroral sobre o Alasca.

E em outubro de 2017, uma espiral azul ainda maior foi vista no céu acima da Sibéria. Naquela ocasião, o combustível congelado foi deixado por testes de foguetes militares russos na área.