Um encontro raro! Mergulhadores japoneses filmam uma lula gigante

Uma ocorrência extremamente rara! Dois mergulhadores conseguiram capturar imagens de uma lula gigante nadando em mar aberto próximo da costa japonesa. Veja aqui!

lula gigante no mar no Japão
A lula gigante fêmea pode medir até 13 metros e os machos 10 metros.

Uma experiência "incrível" para os dois mergulhadores japoneses que encontraram este colosso. Os sortudos são Yosuke Tanaka e sua esposa Miki, instrutores de mergulho em Toyooka (Hyogo), no Japão. Eles conseguiram filmar esse animal marinho gigante, conhecido por ser muito discreto.

Eles não o encontraram por acaso. Segundo o portal francês 20Minutos, foi um vendedor de equipamentos de pesca que já havia visto a lula gigante perto da superfície em uma baía e os alertou. Não demorou muito para que a dupla entrasse no barco e procurasse o cefalópode.

A lula gigante tinha cerca de 2,5 metros de comprimento e nadava na costa oeste da ilha japonesa. "Lá estava, era uma lula enorme", diz o monitor Yosuke Tanaka. “Seus tentáculos e nadadeiras se moviam muito lentamente”, explica ele, e continua: “não tinha os movimentos ágeis de muitos peixes e criaturas marinhas”.

Segundo a dupla de mergulhadores, o animal parecia doente. De fato, ele parecia fraco e estava perdendo pedaços de pele do corpo, como pode ser visto no vídeo divulgado na mídia e nas redes sociais. Imagens espetaculares de um encontro extremamente raro!

Essas lulas gigantes geralmente vivem em águas próximas ao Japão. Às vezes, elas até encalham na costa. No entanto, é muito raro conseguir observá-las e vê-las evoluir em seu ambiente natural. Este cefalópode pode medir até 13 metros de comprimento se for fêmea e 10 metros se for macho.

Apesar de esta lula gigante medir "apenas" 2,5 metros, o seu tamanho e o aspecto dos seus olhos surpreenderam o casal. Especialmente porque esses animais marinhos são ferozes, capazes de atacar as baleias. "Eu podia ver seus tentáculos se movendo. Pensei que seria perigoso se eles me pegassem e me levassem embora", afirmou Yosuke Tanaka.

Ambos logo perceberam a sorte que tiveram em observar o animal, pois esse encontro é uma coisa muito rara. "Ouvi dizer que não se sabe muito sobre essa criatura. Seria interessante saber e aprender mais", disseram.