Tornado, alagamentos e morte: temporais causam transtornos em SP no domingo (23); veja imagens
Chuvas de quase 200 mm no litoral norte de São Paulo na noite deste domingo (23) causaram alagamentos e deixaram uma vítima. Além disso, há registro de um tornado do tipo ‘landspout’ no interior do estado. Veja mais informações.

Um forte temporal que atingiu o Litoral Norte e o interior do estado de São Paulo entre a noite do domingo (23) e a madrugada desta segunda-feira (24) provocou transtornos como alagamentos e quedas de árvores. Houve uma vítima, que teve seu carro arrastado pela enxurrada e ficou submerso. Além disso, há registro de um tornado do tipo ‘landspout’ no interior do estado. Veja mais detalhes abaixo.
Chuvas de quase 200 mm causam danos no litoral paulista
As chuvas intensas causaram alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores em várias localidades. Os municípios mais afetados foram Caraguatatuba e Ubatuba.
Em Ubatuba, o acumulado chegou a 180 milímetros (mm) nas últimas 24 horas. Este valor representa mais da metade da média climatológica para o mês de novembro na cidade, que é 263,6 mm.
Devido aos pontos de alagamentos, pelo menos duas escolas suspenderam as aulas em Ubatuba na manhã desta segunda-feira (24).

Em Caraguatatuba, o volume de chuva chegou a 122 mm em 24 horas, provocando pontos de alagamentos, quedas de árvores e rompimento de cabos de alta tensão. Um rio que corta um bairro transbordou e invadiu as ruas. Segundo a prefeitura da cidade, uma família ficou desalojada.
Outra localidade que foi atingida no litoral norte foi São Sebastião, onde duas árvores caíram por causa da força da chuva. Mas não há registro de vítimas.
Em Hortolândia, interior do estado, uma mulher morreu após seu carro ser arrastado e tomado pela água em uma enxurrada. A cidade também registrou queda de árvores e de muros. Veja abaixo o vídeo da enxurrada que tomou conta do veículo:
Mulher de 26 anos morreu após ter o carro arrastado pela enxurrada durante o temporal em Hortolândia (SP).
— acidade on Campinas e Região (@acidadeoncps) November 24, 2025
A cidade registrou 26 mm de chuva e diversas ocorrências, como queda de árvore e destelhamento.#tragedia #Hortolandia #enxurrada #chuva #acidadeon pic.twitter.com/nkoHpw39FN
Em Cruzeiro, também no litoral norte, v��rios pontos do Centro ficaram alagados. Mas apesar dos transtornos, não há registro de feridos, desabrigados ou desalojados.
Campinas também registrou queda de árvores em diferentes bairros. Na região central de São Manuel, o temporal veio acompanhado de granizo, e provocou destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e rompimento de cabos de alta tensão.
Já em Bragança Paulista, uma árvore de grande porte caiu sobre um carro estacionado em uma rua. Não houve feridos, e o local já passou por limpeza e liberação.
Tornado no interior de SP
Mas não foi só a chuva forte que chamou a atenção. Imagens de um suposto tornado circularam nas redes sociais nesta manhã. O fenômeno foi registrado nas proximidades dos municípios Manduri e Águas de Santa Bárbara na tarde do domingo (23). Veja abaixo as imagens:

A Defesa Civil explicou em nota que trata-se de um tornado sim, mas do tipo “landspout”, que não é classificado como supercelular, pois se forma de baixo para cima, a partir de vórtices de ar na superfície que são esticados verticalmente por uma tempestade de crescimento, geralmente mais fracos que os tornados convencionais, mas que ainda podem causar alguns danos. Mesmo que a nuvem funil não esteja tocando o solo, a coluna de ar está, e inclusive levantando detritos como pode ser observado nas imagens.
Até o momento, não há informação de vítimas devido a este fenômeno.
Os alertas de chuvas intensas, tempestades com chance de granizo, e ventos costeiros em São Paulo continuam válidos até esta terça-feira (25).
Referências da notícia
Morte, tornado e árvores caídas: veja danos causados pela chuva em SP. 24 de novembro, 2025. Redação UOL.
Vídeo: Mulher morre após enxurrada arrastar veículo durante temporal em SP. 24 de novembro, 2025. Bruna Lopes e Felipe Souza.
Chuva provoca alagamentos, transbordamento de rio e quedas de árvores no Litoral Norte de SP; uma família está desalojada. 24 de novembro, 2025. Redação G1 Vale do Paraíba e Região.