Terramoto abala o Equador, deixando mais de uma dezena de mortos

Na tarde de sábado, 18 de março, ocorreu um forte terremoto no Equador, deixando mais de uma dezena de mortos, uma centena de feridos, numerosas casas afetadas e uma série de tremores secundários.

Na tarde de sábado, 18 de março, às 12h53 (GMT-5), um forte terremoto de magnitude 6,5 foi registrado a 30 km da cidade de Balao, província de Guayas, no sul do Equador e norte do Peru, de acordo com Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional equatoriano.

O terremoto foi sentido com maior intensidade nas cidades de Guayaquil e Cuenca, localizadas na zona centro-sul do Equador e também foi sentido em Puerto Bolívar, Naranjal, Machala, Santa Rosa, Huaquillas, Milagro e La Libertad, deixando grandes danos, feridos e mortos.

Até a data desta nota, registravam-se pouco mais de uma dezena de mortos, uma centena de feridos, inúmeras casas afetadas e tremores secundários, mas ainda não foi divulgado um número oficial final.

O governo equatoriano junto ao Centro de Operación de Emergencia (COE), continuam trabalhando para avaliar os danos causados pelo terremoto, que também afetou fortemente o Peru.