Rússia inicia a produção do primeiro filme gravado no espaço

Um cargueiro russo entregou o equipamento de gravação cinematográfica à Estação Espacial Internacional (ISS) semana passada. Há planos para levar atores e diretores ainda este ano.

Equipamento para o primeiro filme gravado no espaço já foi entregue à ISS
Um cargueiro russo entregou o equipamento à Estação Espacial Internacional (ISS) semana passada. Atores e diretores serão enviados à ISS ainda este ano. (imagem: WikiImages)

A nave de carga russa Progress MS-17 entregou equipamento para filmagem do primeiro longa-metragem no espaço, com título provisório de "Desafio", à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta última sexta-feira (02). O cargueiro foi lançado pelo foguete Soyuz-21a do cosmódromo de Baikonur, localizado no Cazaquistão, na quarta-feira (30). O equipamento pesa cerca de 13,75 quilos e a missão foi um sucesso.

A agência espacial estatal russa Roscosmos já havia anunciado, no mês passado, que a espaçonave Soyuz MS-19 seria a responsável por enviar a 66ª missão à ISS no início de outubro, e incluiria o cosmonauta russo Anton Shkaplerov, a atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko. Até o momento, todas as grandes produções cinematográficas que envolvem o espaço sempre contaram com efeitos especiais para construir as imagens.

O filme está sendo coproduzido por Dmitry Rogozin, chefe da Roscosmos, junto à rede estatal Channel One, e seu anúncio veio após a própria NASA confirmar que iria se juntar ao ator Tom Cruise para gravar um filme de Hollywood na ISS. Por enquanto, não foram publicados maiores detalhes sobre nenhum dos dois empreendimentos.

Retomada do turismo espacial

A Rússia também anunciou planos para levar o bilionário japonês Yusaku Maezawa à Estação Espacial Internacional em dezembro, em uma tentativa de ressuscitar seu programa de turismo espacial. Maezawa, que fez fortuna no varejo online, disse que planeja documentar a missão e compartilhá-la com o mundo em seu canal no YouTube, hoje com mais de 700.000 assinantes.

De acordo com a Roscosmos, Maezawa decolará a bordo da espaçonave Soyuz MS-20 no dia 8 de dezembro. A espaçonave será lançada do mesmo cosmódromo em Baikonur e também incluirá o assistente de produção Yozo Hirano no seu time. O bilionário já havia anunciado planos para levar oito pessoas com ele em uma missão da SpaceX, rival norte-americana da Roscosmos, que deve viajar ao redor da lua em 2023.

Estou tão curioso. Como é a vida no espaço? Estou planejando descobrir por conta própria e compartilhar com o mundo no meu canal no YouTube - Yusaku Maezawa.

Maezawa e Hirano foram aprovados em exames médicos e já começaram um treinamento intenso de três meses no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, localizado em uma cidade fechada fora de Moscou. O vôo terá duração de 12 dias e a tripulação será comandada pelo cosmonauta Alexander Misurkin, que já participou de duas expedições à ISS.

O futuro do programa espacial

Um total de oito viajantes espaciais autofinanciados já visitaram a ISS. Maezawa será o primeiro do Japão, e a equipe russa será a primeira da indústria cinematográfica a realizar tal feito. Estima-se que este número deve aumentar ao longo dos próximos anos.

As viagens ocorrerão após um hiato de mais de dez anos - A última viagem turística à ISS aconteceu em 2009, quando o canadense Guy Laliberte, um dos fundadores do Cirque du Soleil, viajou para a estação. De acordo com a revista Forbes, uma viagem deste tipo pode custar entre 20 e 35 milhões de dólares por pessoa, restringindo seu acesso apenas a milionários e grandes empreendimentos.

Ainda assim, filmes gravados na estação podem ser uma influência positiva até para os que não participam desta elite, criando novos marcos na arte cinematográfica e reforçando o interesse do público em questões científicas e astronômicas - Afinal, a curiosidade em desbravar territórios desconhecidos ainda é o que move a raça humana em direção ao progresso.