Qual é a temperatura no espaço sideral? A resposta da NASA vai deixar você congelado

O espaço, aquele vasto vazio que envolve planetas, estrelas e galáxias, cativou a curiosidade humana desde tempos imemoriais. Que temperatura é atingida no “nada”?

Temperatura no espaço
Um dos detalhes que mais costuma intrigar é a temperatura registrada neste ambiente vasto, aparentemente inerte e silencioso.

Ao contrário da percepção comum, o Universo é um lugar extremamente frio. Enquanto a 12 mil metros acima da superfície da Terra a temperatura média é de -50ºC, no espaço sideral ela cai para gélidos -270ºC, segundo os astrônomos.

Nas órbitas da Terra, a temperatura varia entre -180ºC na sombra do nosso planeta e 122ºC no lado iluminado pelo Sol.

Esta baixa temperatura deve-se principalmente à ausência de um meio de condução térmica como a atmosfera terrestre, o que significa que a temperatura é regulada principalmente através da radiação térmica, principal mecanismo de transferência de calor no espaço.

Para que o calor seja gerado é necessária interação, como explica a NASA. Ou seja, como o espaço está em grande parte vazio, ele não possui uma composição atmosférica, como a da Terra, para servir de canal de condução de calor.

Outros fatores importantes

Existem também outros fatores que explicam por que é tão frio no espaço. Primeiro, o espaço é virtualmente desprovido de matéria, o que significa que não existem partículas no espaço que possam conduzir calor de um lugar para outro através de processos de convecção ou condução térmica.

Além disso, embora a radiação solar possa aquecer objetos expostos à luz solar direta, no espaço não há atmosfera que retenha esse calor, e a radiação térmica emitida pelos objetos dissipa-se rapidamente no amplo vácuo.

O espectro visível se estende de comprimentos de onda de aproximadamente 380 nanômetros (violeta) a 750 nanômetros (vermelho).

Finalmente, o espaço está preenchido com radiação cósmica de fundo, que é uma forma de radiação eletromagnética de baixa energia que permeia o Universo. Essa radiação contribui ainda mais para resfriar objetos no espaço, absorvendo seu calor. Juntos, esses fatores tornam o espaço um ambiente extremamente frio.

E na superfície terrestre?

Na superfície da Terra é impossível atingir estas temperaturas, pois se assim fosse, a sua habitabilidade seria impossível e a atmosfera é uma das principais causas de não termos estes valores. Mesmo assim, os extremos térmicos absolutos registrados no nosso planeta também não são negligenciáveis.

A temperatura mais alta registrada na Terra foi de 56,7°C, medida em 10 de julho de 1913 em Furnace Creek Ranch, Death Valley, na Califórnia (EUA).

As temperaturas mais altas já registradas na Terra ultrapassaram os 55ºC.

A temperatura mais baixa registrada na Terra foi de cerca de -89,2 graus Celsius, registrada em 21 de julho de 1983 na Estação de Pesquisa do Planalto Antártico, na Estação Vostok, na Antártica.