Os 10 destinos menos visitados do mundo segundo a Organização Mundial do Turismo

Oportunidade de uma experiência turística longe das multidões ou alerta para evitar uma estadia nelas? Para a organização internacional agora identificada como Turismo da ONU, estes são os 10 destinos no mundo que recebem menos visitantes.

os 10 destinos menos visitados do mundo em 2023
Um relatório da Organização Mundial do Turismo classificou os 10 destinos menos visitados do mundo em 2023.

Todos os anos, a Organização Mundial do Turismo, que há alguns meses se apresenta como ONU Turismo como seu novo nome e marca, publica uma lista dos destinos turísticos menos visitados do mundo. Todos os anos, a surpresa nos locais aí classificados é total: não é uma oportunidade de ouro para viajar e fazer uma pausa no turismo de massa?

Na maior parte, estes são autênticos paraísos naturais que você não entenderia por que as pessoas não vêm até eles; em outros casos, algumas razões são claras e é compreensível que a atividade recreativa seja algo a evitar em locais que tenham sido foco de determinados incidentes ou contratempos.

Quais são os 10 destinos menos visitados do mundo?

Quanto às geografias afetadas, há de tudo: América, Europa, Oceania e Ásia. Em alguns predomina o mar, em outros a montanha; alguns desfrutam do calor durante os 12 meses do ano, outros estão expostos ao frio dependendo da estação. Todos partilham o mesmo factor: o turismo não é algo que neles predomine.

Abaixo, compartilhamos com você quais são os 10 destinos menos visitados do mundo e onde eles estão localizados.

1) Tuvalu

Apesar das suas paisagens deslumbrantes e da rica cultura insular, Tuvalu é o país menos visitado do mundo, recebendo apenas 3.700 visitantes por ano.

os 10 destinos menos visitados do mundo em 2023
Embora a sua atratividade seja inquestionável, Tuvalu é o destino menos visitado do mundo.

Este destino, conhecido como Ilhas Ellice até 1978, está localizado no centro-oeste do Pacífico. É um país insular da Oceania integrado na Polinésia e a aproximadamente 4.000 km do Havaí e da Austrália.

2) Ilhas Marshall

As Ilhas Marshall, oficialmente conhecidas como República das Ilhas Marshall, são um país insular localizado no Oceano Pacífico, precisamente na região da Micronésia. Compostos por 29 atóis de coral, recebem cerca de 6.100 visitantes por ano.

os 10 destinos menos visitados do mundo em 2023
Este destino está localizado no nordeste da Austrália, especificamente ao norte de Nauru e a leste da Micronésia.

Por que é que o turismo não é uma atividade frequente neste destino? Porque tem níveis de radiação mais elevados do que Chernobyl e Fukushima.

As Ilhas Marshall foram ocupadas pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial e somente em 1944 passaram a ficar sob controle administrativo dos Estados Unidos, que exerceram seu domínio por mais de 40 anos. O arquipélago é atualmente uma nação independente com o estatuto de estado associado dos Estados Unidos.

3) Niue

Com um total de 2.000 habitantes, Niue tornou-se um dos menores países do mundo depois de ser reconhecido como estado soberano pela administração Joe Biden.

os 10 destinos menos visitados do mundo em 2023
Com uma área de 262 km², é uma das maiores ilhas de coral do mundo.

Conhecida como “a Rocha da Polinésia”, é um território insular no Oceano Pacífico Sul – em um triângulo entre Tonga, Samoa e as Ilhas Cook – que recebe apenas cerca de 10.200 visitantes por ano. Apesar de ter autogoverno, mantém o status de associação livre com a Nova Zelândia, país do qual mantém uma distância de 2.400 quilômetros.

4) Kiribati

Esta república insular do Pacífico Central é conhecida pela sua beleza natural deslumbrante: as suas lagoas e praias de areia branca e muitas das suas ilhas constituem um local remoto ideal para pesca, mergulho e observação de aves.

los 10 destinos menos visitados del mundo en 2023
A maioria dos turistas vem a Kiribati para comemorar o Ano Novo

Esse arquipélago situado no centro-oeste do Oceano Pacífico, a nordeste da Austrália, é, juntamente com Samoa, o primeiro país a acolher o Ano Novo. Em termos de turismo, atrai 12.000 visitantes por ano, sendo a maioria das chegadas registadas nesses feriados.

5) Micronésia

É um paraíso remoto no Oceano Pacífico Norte que recebe nada mais nada menos que 18.000 visitantes anualmente.

Este destino está localizado precisamente na região da Oceania, formada por arquipélagos, logo a leste das Filipinas, ao norte da Melanésia e a oeste da Polinésia.

6) Montserrat

Esta ilha ocupa o sexto lugar na lista dos 10 destinos menos visitados do mundo mas, ao mesmo tempo, destaca-se como a primeira da América Latina a figurar no ranking apresentado pela organização internacional ONU Turismo. Na verdade, é o destino menos visitado da América Latina.

os 10 destinos menos visitados do mundo em 2023
É o primeiro destino da América Latina a aparecer no ranking

Com apenas 19.300 visitantes anuais, apesar de fazer parte das cativantes Ilhas de Barlavento, no Mar do Caribe, Montserrat não recebe um grande fluxo de turistas devido à falta de voos diretos após uma devastadora erupção vulcânica ocorrida em 1995.

7) Ilhas Salomão

Recebe aproximadamente 29 mil visitantes por ano.

É um país insular localizado na região da Melanésia, no sudoeste do Oceano Pacífico, composto por mais de 900 ilhas que se dividem em dois arquipélagos principais: o arquipélago de Salomão e o arquipélago de Santa Cruz.

8) São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe, no Golfo da Guiné, é uma nação insular africana que faz parte de uma cadeia vulcânica com espetaculares formações rochosas e de corais, florestas tropicais e praias.

os 10 destinos menos visitados do mundo em 2023
Este pequeno arquipélago está localizado no Golfo da Guiné.

Por seus atrativos naturais exóticos, tem mais sorte que os destinos citados acima: o turismo aqui registra cifras de 34.900 visitantes por ano.

9) Comoras

Este destino, também um país independente conhecido como União das Comores, é formado por três ilhas no sudeste da África. De acordo com dados do Banco Mundial divulgados em 2020, mais de metade da população das Comores tem menos de 20 anos.

Uma crítica da Lonely Planet descreve este destino como “o tipo de lugar onde você vai para desaparecer da face da Terra por um tempo”.

Situado no extremo norte do Canal de Moçambique, no Oceano Índico, entre o norte de Madagascar e o leste de Moçambique, é um destino que exige visto para entrar. Mesmo assim, recebe um volume de 45 mil visitantes por ano.

10) Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau é um país da África Ocidental que faz fronteira com o Senegal a norte, com a Guiné a sul e a leste e com o Oceano Atlântico a oeste.

os 10 destinos menos visitados do mundo em 2023
Guiné-Bissau ocupa décimo lugar no ranking dos destinos menos visitados em 2023

Graças aos encantadores parques nacionais e aos seus atraentes e curiosos hipopótamos de água salgada, atrai 52.000 turistas anualmente. Mesmo assim, é um dos mais pequenos países de África onde o turismo “ainda está por vir”.