O que é o "buraco negro" no meio do Pacífico visto no Google Maps?

A imagem viralizou nas redes sociais e gerou muitas teorias da conspiração, desde a mais simples, como sendo uma lagoa, até a mais complexa, como o verdadeiro “Triângulo das Bermudas”. Saiba mais sobre isto aqui!

Google maps agujero negro Pacífico
A imagem tirada do Google Maps gerou muita polêmica e uma infinidade de teorias da conspiração.

A imagem de um “buraco negro” no oceano Pacífico, que viralizou nas redes sociais nos últimos dias, gerou todo tipo de especulações sobre este estranho fenômeno. Tudo começou quando um usuário do Reddit compartilhou a imagem que encontrou no Google Maps e imediatamente causou um rebuliço por meio de comentários e reações das pessoas.

A imagem mostra uma formação geológica em forma de triângulo isósceles circundada pelo azul índigo do oceano. A sua periferia é contornada por um branco que parece ser a espuma da água do mar e, no centro, uma ampla área com um tom assustador de preto.

Depois que a imagem foi divulgada, muitos asseguraram que se tratava de um buraco negro oceânico, mas também se explicou que poderia ser um vulcão subterrâneo, cujas rochas ígneas eram a causa da escuridão profunda. O debate também migrou para o Twitter, com infinitas teorias sobre a estranha imagem do Google Maps.

"É obviamente a porta de entrada para a Terra oca", escreveu um usuário do Reddit, em alusão à teoria de que existem civilizações subterrâneas em nosso planeta. Outra interpretação indicava que se tratava de uma grande lagoa no centro de uma ilha, enquanto outro usuário estava convencido de que se tratava do verdadeiro Triângulo das Bermudas.

Finalmente, depois de algumas horas, todas as teorias foram descartadas: no Reddit, explicaram que era apenas uma imagem de satélite ruim de uma ilha desabitada no Pacífico: a ilha Vostok, parte da República de Kiribati, no sul do Pacífico, que é formada por uma série de atóis e ilhas de coral.

Um lugar desabitado no coração do Pacífico

Batizada em homenagem ao navio do explorador russo Fabian Gottlieb von Bellingshausen, que a descobriu em 1820, a ilha é protegida como um santuário que abriga importantes colônias de aves marinhas.

islas de Kiribati
As ilhas de Kiribati não se elevam mais do que alguns metros acima do nível do mar.

Kiribati e suas ilhas têm despertado o interesse da comunidade científica que investiga as mudanças climáticas, pois, se estima que ele será o primeiro país do mundo a desaparecer, por causa da elevação do nível do mar em função do aquecimento global.

De acordo com os dados mais recentes, o nível do mar subiu 3,2 milímetros por ano desde 1993, um aumento que, se mantido, será catastrófico para essas ilhas e outras regiões costeiras ao longo das décadas.

Talvez, a polêmica imagem do Google Maps seja só um sinal do destino sombrio que aguarda a ilha, enquanto o aumento da temperatura global não for combatido com urgência.