O modelo de previsão europeu será atualizado com melhorias nas previsões de longo prazo

No final de junho, o modelo ECMWF, gerado pelo sistema de previsão europeu, será atualizado com importantes melhorias nas estimativas de longo prazo. Esse avanço permitirá aprimorar as estimativas e obter mais informações e detalhes sobre os possíveis cenários.

Modelo europeu de previsão do tempo
No final de junho, o modelo europeu será atualizado com melhorias importantes nas previsões de longo prazo, pois simulará muito melhor os possíveis cenários esperados.

Na próxima atualização do Sistema Integrado de Previsão (IFS) do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), as previsões de alcance estendido terão 101 em vez de 51 membros do conjunto e serão executadas com mais frequência do que antes, com uma resolução horizontal constante de 36 km.

O que é uma previsão de conjunto?
Conhecidos como ensambles, eles apresentam a gama de possibilidades do clima futuro. Múltiplas simulações são executadas, cada uma com uma pequena variação de suas condições iniciais e com modelos meteorológicos ligeiramente perturbados.

Essas variações representam a inevitável incerteza nas condições iniciais e aproximações nos modelos. Eles produzem uma variedade de condições climáticas possíveis. Ou seja, a nova versão do modelo irá duplicar as execuções com as condições iniciais para cada situação.

A atualização do ciclo IFS 47r3 ao 48r1 está prevista para 27 de junho de 2023. As mudanças trazem melhorias de desempenho de previsão em todos os parâmetros. As previsões de longo prazo do ECMWF fornecem previsões com até 46 dias de antecedência, com o grau de erro aumentando à medida que avançamos no tempo.

Muito mais informações

O conjunto de 51 membros da configuração atual nem sempre pode capturar corretamente pequenas mudanças nas probabilidades de previsão. Isso é especialmente verdadeiro quando o sinal é muito pequeno em comparação com a dispersão do conjunto. Dobrar o tamanho do conjunto para 101 membros dará uma representação mais precisa da função de distribuição de probabilidade de previsão.

Ensembles, conjuntos, previsão, ECMWF, modelo europeu
Mapas de probabilidade de impacto de tempestades tropicais na semana 4 para a previsão de intervalo estendido a partir de 7 de janeiro de 2021.

O mapa acima mostra um exemplo do impacto de aumentar o tamanho do conjunto para 101 membros para um dos produtos de previsão de longo prazo: a probabilidade das trajetórias de ciclones tropicais em um raio de 300 km durante um período semanal, neste caso a semana 4, trabalhando no esquema de previsão em tempo real.

Os gráficos mostram que as áreas de alta probabilidade de passagem de ciclones tropicais são muito semelhantes entre os grupos de 51 e 101 membros, mas há diferenças significativas. Por exemplo, a previsão para o conjunto de 101 membros mostra uma probabilidade maior de um ciclone tropical sobre o Canal de Moçambique e oeste e nordeste da Austrália do que o conjunto de 51 membros. Também mostra probabilidades mais baixas a leste de 180°E. Os ciclones tropicais foram declarados nos três primeiros lugares e não declarados no quarto.

Atualização no final de junho de 2023

No ciclo 48r1, as previsões de longo prazo serão diárias em vez de quinzenais. Essa maior frequência melhorará significativamente a qualidade das previsões de longo prazo para dias da semana diferentes de segunda e quinta-feira. O impacto dessa frequência mais alta pode ser visto nas previsões da Oscilação Madden-Julian (MJO). A MJO é um padrão itinerante de variabilidade na atmosfera tropical que pode ter fortes repercussões nas latitudes médias. É caracterizada por uma progressão para o leste de grandes regiões de precipitação aumentada e suprimida.

MJO
Exemplo das vantagens do aumento da frequência para a previsão do MJO.

A figura acima mostra um exemplo dos benefícios do aumento da frequência para previsão de MJO, visto na linha azul. Ela mostra que, executando previsões de intervalo estendido todos os dias, o poder preditivo de uma previsão feita no domingo é significativamente maior do que o poder preditivo de uma previsão feita três dias atrás, que é a configuração atual.

A frequência diária também permitirá criar conjuntos defasados, onde as previsões dos dias anteriores são combinadas com as previsões mais recentes para produzir um conjunto mais amplo. Dessa forma, previsões mais precisas são obtidas. No ciclo 48r1, a resolução horizontal permanecerá em 36 km para todas as previsões de longo alcance. Atualmente, são 18 km até o dia 15 e 36 km até o dia 46. Essa alteração foi impulsionada por experimentos de pesquisa que não mostraram nenhum impacto estatisticamente significativo da alteração da resolução.