Vídeos impressionantes de nevasca histórica em grande parte da Europa!

Há alguns dias, a geada e a neve vêm afetando muitas áreas da Europa, com um episódio de inverno que não se via há anos no continente. Veja aqui os vídeos e as atualizações sobre a onda de frio e a neve quem vem ocorrendo na Itália.

Uma intensa onda de frio trouxe neve e geada a muitas áreas da Europa nos últimos dias. Do Reino Unido à França, da Holanda à Alemanha, a neve foi abundante e houve inúmeros problemas de tráfego. Nas últimas horas, a neve atingiu o nível do mar nas costas da Europa ocidental, deixando paisagens atípicas nas regiões costeiras da Bretanha Francesa, Holanda e Inglaterra, como pode ser visto no vídeo abaixo. Nas próximas horas, a neve e a geada também atingirão o centro-sul da Itália.

Na região francesa da Bretanha se acumulou, aproximadamente, 15 cm de neve, enquanto que, em Paris, uma cobertura de 2 cm foi acumulada; a neve também afetou o sul da Normandia. A França também está em alerta para o frio, com temperaturas mínimas que chegaram a vários graus abaixo de zero.

O frio "polar" e a neve afetaram muitas outras áreas do continente. A Alemanha e a Holanda foram atingidas pela nevasca mais importante dos últimos 10 anos, após a passagem da tempestade Darcy, que causou inúmeros problemas para o tráfego rodoviário e ferroviário.

Na Alemanha, além da neve, também deve ser registrado o pior frio polar dos últimos dias: próximo de Olbersleben, na Turingia, fazia -30°C em uma estação oficial do Serviço Meteorológico Alemão; contudo, em todo o país as temperaturas estão muito baixas.

Da região de Wittenberge, em Brandeburgo, vêm os vídeos filmados ao longo do rio Elba, onde o frio polar fez com que as águas da margem do rio congelassem. Ainda recebemos vídeos de gelo e neve de todo o centro e norte da Europa.

Agora, toda a atenção está voltada para a chegada de uma nova onda de frio. Desta vez, o fenômeno atingirá fortemente a Europa Oriental e, em seguida, a Itália. Na Itália, espera-se uma queda brusca das temperaturas nas próximas horas e a chegada da neve no centro-sul, que atingirá o nível do mar: um fenômeno bastante incomum.

As últimas atualizações sobre esta onda de frio e o mau-tempo podem ser encontradas na página de previsão, onde você pode acompanhar a situação navegando pelos mapas meteorológicos, satélites e modelos globais disponíveis no site Meteored Brasil.